Lua e Marte juntos no Céu essa Semana
Nesse próximo sábado, dia 10, Marte e Lua podem ser vistos próximos no céu, Saturno também está muito próximo da dupla, mas é só na madrugada seguinte que Lua e o planeta fazem sua mínima aproximação.
Depois de passar por Júpiter na madrugada de quinta dia 7, a Lua chega a Marte, desde a madrugada do dia 9, nosso satélite pode ser visto próximo ao planeta vermelho, mas é na no sábado em que aqui no Brasil, nós poderemos observar os dois astros o mais próximo entre si.
Além de Marte, outro planeta pode ser visto próximo a Lua é Saturno, os três astros formam uma bela conjunção nessa madrugada, com a Lua posicionada entre os dois planetas, mas é só na madrugada do dia seguinte em que nosso satélite pode ser visto próximo a Saturno.
Enquanto a Lua não se aproxima de Saturno podemos observar o belo evento entre os três astro e se concentrar mais em Marte que é o alvo da noite.
O planeta e a Lua podem ser vistos acima do horizonte leste por volta da 00:30 h (HB), Marte vem mais acima do horizonte que a Lua, pois a passagem de nosso satélite pelo planeta já terá ocorrido quando estes ainda estavam abaixo do horizonte para nós.
Nesse momento a Lua estará a 4,5º de Marte, conforme a noite avança os dois astros ficam cada vez mais distante, então para quem quiser observar os dois astros bem próximo no céu é bom observar os dois no ainda quando estes estiverem no começo de sua jornada pela noite.
A lua em seu em sua fase minguante com sua área iluminada por volta dos 41,5% não atrapalhará a visualização do planeta que ainda não está em seu máximo brilho, Marte aparece nessa noite com uma magnitude de 0,66 longe dos -2,44 que o planeta deve apresentar próximo a sua oposição que o corre daqui a alguns meses.
Mesmo com essa magnitude o planeta ainda é visto mais brilhante que muitas estrelas conhecida de nosso céu como Spica de Virgem com uma magnitude de 0,98 e Antares de Escorpião com uma magnitude de 1,05.
Marte.
Podemos aproveitar a noite para observar os planetas através de telescópios, mas Marte ainda não apresenta um disco muito grande através de modestos telescópios, é próximo de sua oposição em que podemos tirar o máximo proveito de sua observação através do telescópio podendo observar muitos detalhes em sua superfície.
Só com telescópios de grande abertura que se pode apreciar sua superfície sem dificuldade.
Lua
Já que Marte não está tão acessível através do telescópio para a maioria dos observadores, o jeito é apontá-lo para a Lua, essa sim, nos dá muitos detalhes em sua superfície para observar, nas fases crescentes e minguantes nós podemos observar com mais detalhes su
as crateras e principalmente seus vales e “rimaes” já que o jogo de sombra e Luz nessas fases ajuda e muito a destacar essas sutis características da Lua.
Procure observar a região entre a sombra e a parte iluminada da Lua conhecida como Terminador, é nessa região em que os detalhes da Lua ficam mais evidentes nessa fase.
Comments