top of page

Recomendado para você

Efemérides - 2018 - Semana 27

Netuno 2,5° ao norte da Lua

Dia 03 às 23:00h

Nessa terça-feira a Lua em sua trajetória pelo firmamento chega ao ultimo planeta de nosso Sistema Solar, os dois astros podem ser vistos alto no céu já por volta da 00:00h, à 20 graus de altura do horizonte leste.

Como o planeta tem uma magnitude de 7,86 atualmente, este pode ser facilmente observado através de pequenos instrumentos ópticos.

Podemos localizar o planeta apontando o telescópio para a Lua e depois deslocando-o alguns graus para o norte, o planeta se encontra a uns 2,46 graus da Lua, dependendo das condições do céu é possível observar uma pequena estrela nessa região,a HIP 114724 de Aquário. A estrela tem uma magnitude de 4,20 e pode ser vista a olho nu em condições boas de observação, o planeta Netuno se encontra bem próximo da estrela a 1 grau a oeste Dependendo da abertura do telescópio é possível observar os dois astros dentro do mesmo campo de visão de um telescópio.

 

Quarto Minguante

Dia 06 às 05:00h

Nessa sexta-feira a lua chega ao seu quarto minguante, o nosso satélite encontrasse nesse dia a uma distancia aproximada de 386684 km da Terra, apresentando-se com um diâmetro aparente de 30'53 segundos de arco e com sua área 50% iluminada.

Essa e umas das melhores fases para observar detalhes em sua superfície devido ao jogo de sombra e luz produzida pela superfície acidentada da lua e a sua posição em relação a Terra e o Sol. Sendo a região do terminador a melhor área para se observar.

 

Terra no Afélio

Dia 06 às 14:00h

No dia 6 de julho a Terra atinge a sua maior distância de nosso Sol, o Afélio como é conhecido astronomicamente ocorre as 14:00 h, (horário de Brasília).
Como nós sabemos a órbita da Terra não é circular e sim elíptica, com um grau de excentricidade muito baixo, de 0 e 0,06 por cada 100 000 anos.
Leia post completo>>
 

Urano 4,5° ao norte da Lua

Dia 07 às 13:00h

Depois de passar por Netuno na terça-feira a Lua tem outro encontro planetário nessa semana, a conjunção desse sábado ocorre com o planeta Urano.

Apesar da efeméride marcar a menor distancia entre os dois astros em 4,5 graus, a sua distancia vista aqui no Brasil ficara em torno dos 6 graus.

Isso porque quando os dois astros surgirem acima do horizonte por volta da 1:30h (horário de brasília) da madrugada do dia 7, a Lua ainda estará se aproximando do planeta Urano e só atinge a minima distancia as 13:00 horas da tarde do mesmo dia.

Para quem tenha pretensão em observar o planeta, pode usar as estrelas Torcularis Septentrionalis ou HIP 8198 de Peixes e a estrela Csi Cet ou HIP 10324 de Cetus, como referencial.

Ambas podem ser vistas a olho nu, a Lua nesse dia não interfere na observação devido a sua baixa luminosidade. O planeta se encontra entre as duas estrelas, deslocado uns 2 graus para o norte. Como o planeta tem uma magnitude de 5,82, bem próximo do limite de observação do olho humano podemos observá-lo facilmente com pequenas lunetas e ate binóculos.

 

Veja também >> ((((Céu da Semana))))

bottom of page