Equinócio da Primavera - 2018
É nesse Sábado dia 22 de Setembro mais precisamente às 22:54h Hora de Brasília que acontece o Equinócio de Primavera. Este é o fenômeno astronômico que marca o início da estação.
Se pudéssemos observar as duas linhas (ECLÍPTICA) e (EQUADOR) projetadas na abóboda celeste veríamos no dia do equinócio o Sol bem no meio do ponto de interseção entre das duas linhas.
Na astronomia o equinócio é definido como o instante em que o Sol cruza a linha imaginaria do equador celeste "que é a linha do equador terrestre projetado na esfera".
Quando observamos o Sol ao longo do ano podemos notar que em determinadas épocas podemos o ver ou mais ao Sul ou mais ao norte, seja no ocaso no nascer ou próximo ao meridiano.
Esse deslocamento se deve ao fato de o eixo de rotação de nosso planeta ser inclinado em relação ao plano da eclíptica, que é o caminho que o Sol faz no firmamento. Podemos saber aonde se projeta a eclíptica na abóboda celeste através das constelações do Zodíacos.
A inclinação da eclíptica em relação a linha do equador é de 23,5°, pois essa é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao eixo da eclíptica.
Como ocorrem as estações do ano
É essa inclinação que da origem as estações, assim podemos ter um hemisfério recebendo mais luz que outro em determinada época do ano (SOLSTÍCIO) ou ambos receberem a mesma quantidade de Luz em outras épocas do do ano (EQUINÍCIO).
Observando esse efeito da superfície da Terra, podemo ver o Sol se mover, além de Leste para oeste, diariamente, de Norte para Sul e de Sul para Norte ao longo do ano.
No Brasil podemos observar essa mudança de latitude do Sol principalmente nas regiões sul e Sudeste. No inverno o Sol se encontra mais deslocado para o norte, transitando bem mais próximo desse horizonte do que no verão, aonde o podemos ver muito mais alto no céu (MAIS AO SUL).
Já nos estados próximos a linha do equador sempre vemos o Sol transitando próximo ao Zênite, mas podemos perceber o seu deslocamento mais para o norte no inverno e mais para o Sul no verão.
Assim o efeito das estações são mais sentida nas regiões que ficam mais distante da linha do equador, pois essas regiões tem uma variação de temperatura muito maior que as regiões equatoriais.
O equinócio
É em seu deslocamento latitudinal que em determinadas época do ano o Sol cruza com a linha do equador celeste. Isso ocorre em Março e em Setembro é nesses dias em que ocorrem os equinócios, Março (OUTONO) e Setembro (PRIMAVERA).
Se fosse possível observar a linha do equador projetada na abóboda celeste veríamos nesse dia do equinócio o Sol sobre ela.
É nos equinócios que ambos hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar por esse motivo esses períodos são sempre de temperaturas mais amenas.
No dia do equinócio tanto no hemisfério Sul quanto no hemisfério Norte, a noite e o dia a mesma quantidade de hora, 12 horas. Sendo que no Brasil, no verão as noites são mais curtas que os dias, e no inverno as noites são mais longas que os dias, principalmente em cidades em latitudes mais elevadas (Próxima ao pólo).
No equinócio o Sol Nasce e se Põem no exato ponto aonde se encontram os pontos cardeais Oeste (OCASO) e Leste (NASCER).
Assim nesse dia podemos encontrar o real ponto cardeal dentro da região qual o observador se encontra.
Posição do Sol no Equinócio e nos Solstícios de Verão e Inverno
Já no solstício de Verão, aqui no Brasil, o Sol nasce e se põem mais ao Sul desse ponto e no inverno, mais ao norte desse ponto.
faça essa observação ao longo do ano e veja o deslocamento latitudinal do sol usando por ou nascer do sol como comparação.
Então não deixe de observar o Sol com uma atenção maior nesse sábado tente imaginar a linha do equador projetada na abóboda celeste e se caso você conseguir observar o nascer ou pôr do Sol nesse dia tente marcar a posição dos pontos cardeias oeste e leste, se coce gosta de astronomia e de contemplar o céu esses serão um bom referenciais para futuras observações.
Fontes consultadas:
Comments