top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - 2018 - Semana 39

Nessa ultima semana do mês temos um bom céu ao anoitecer para observar, a ausência da Lua deixa o céu mais escuros, propiciando noites melhores para a observação de astros mais tênues como nebulosas e aglomerados.

O Céu ao anoitecer - Semana 39 - 2018

Mas essa condição só acontece nas primeiras horas da noite, Já que a Lua aparece algumas horas depois do pôr do sol.

 

Planetas

Ao anoitecer podemos observar os quatros planetas mais brilhantes do céu, Vênus, Júpiter, Saturno e Marte.

Vênus e Júpiter

Planetas Vênus e Júpiter Juntos no céu do anoitecer

Vênus e Júpiter são vistos juntos no quadrante oeste, os dois planetas estão a uma distancia de 15º um do outro, já nessa semana vemos essa distancia aumentar.

Saturno

Saturno é visto no começo da noite bem alto no céu próximo ao meridiano local, o planeta pode até passar despercebido pelos menos experientes, Mas se destaca diante das estrelas que se encontram próxima a ele, o planeta encontra-se atualmente na constelação de Sagitário

Saturno é visto nessa imagem próximo a Nebulosa da Lagoa e Trífida

É nessa região que se encontra o centro de nossa Via Láctea, o planeta pode ser visto próximo ao asteroide Vesta,( 3º ) e das famosas Nebulosas da Lagoa e trífida, (2º ) das duas.

Marte

Outro brilhante planeta que pode ser visto no começo da noite é Marte. O astro encontrasse atualmente na constelação de Capricórnio, nessa semana o planeta pode ser visto dentro do desenho da constelação que tem a forma de uma grande asa delta.

Marte ainda é visto bem brilhante no céu apesar de seu brilho já está menor que de Júpiter, observando o planeta através de telescópios podemos ver sua fase bem acentuada, sendo que a qualidade de observação de sua superfície melhorou bastante nas ultimas semanas. Como sabemos, o planeta foi atingido por uma grande tempestade de areia que cobriu Marte inteiramente por uma camada de poeira, dificultando a sua observação e fotografia, principalmente nos dias próximo a sua oposição.

 

Asteroides

Vesta

Vesta é visto na constelação de Sagitário a apenas 3º do planeta Saturno que é um ótimo referencial para a sua localização, o asteroide tem uma magnitude aparente de 7,41, assim só podendo ser visto através de instrumentos ópticos, como telescópios, lunetas e até mesmo Binóculos.

Juno

Asteroide Juno próximo a estrela 40Tau

O asteroide se encontra na constelação de Touro e essa semana passa próximo da estrela ni Tau (38 TAu - HIP 18907), a estrela tem uma magnitude de 3,90 e pode ser facilmente vista a olho nu, sendo um bom referencial para quem queira observar o asteroide, que como Vesta só pode ser visto através de instrumentos ópticos. Sua magnitude atualmente é de 8,27, a Lua na parte final da semana pode atrapalhar um pouco a sua observação.

Cometa 21P/Giacobini-Zinner

O cometa 21P também pode ser visto no céu da madrugada próximo a região aonde se encontra o asteroide Juno, na constelação de Orion. O cometa encontrasse muito próximo do planeta Terra e de seu periélio, por isso podemos o ver facilmente com pequenos telescópios, sua magnitude é de 7,50, segundo efemérides, mas pode variar para cima ou para baixo, pois os cometas são objetos muitos imprevisíveis.

O cometa é visto próximo a nebulosa da Roseta

Por está próximo a Terra, o vemos se deslocar muito rápido em relação ao fundo estelar. O cometa se encontra na constelação de Orion no começo da semana, próximo a estrela Csi Ori ( 70 Ori - HIP 29426), esta é vista a olho nu e faz parte do desenho da constelação, a estrela localiza-se em um dos braços de Orion, o braço que fica erguido.

No final de semana o cometa chega a região da constelação de Unicórnio, uma fraca constelação que fica a leste de Orion, a constelação é constituída por fracas estrela e pode ter seu desenho identificado em céus bem escuros. No domingo o cometa 21p pode ser visto na frente da Nebulosa da Roseta, uma das mais famosas e fotografas nebulosas de nosso céu. Os astrofotógrafos estão esperando ansiosos por esse dia.

Podemos usar a estrela Epsilon Mon A (8 Mon A - HIP 30419 A) para a sua localização, apesar de a estrela não ser muito brilhante, magnitude de 4,40 ela até pode ser vista a olho nu em céus bem escuros. Já a nebulosa da Roseta é mais difícil de se observar a pura vista, pois, por se tratar de um objeto celeste nebuloso tem sua observação facilmente afetada pela poluição luminosa.

No domingo o cometa estará a menos de 2º da estrela, e podemos enquadrar os dois astros no mesmo campo de visão de um telescópio.

A Lua pode atrapalhar um pouco a observação do cometa na parte final da semana já que este, estará próximo a essa região nesse período.

 

Lua

Nessa semana a Lua atinge a sua fase cheia na terça-feira assim podendo vê-la bem iluminada praticamente a semana toda, o que não é muito bom para quem queira observar o cometa 21P que se encontra no céu da madrugada.

Lua cheia próximo ao horizonte - Stellarium

Nos dias 24 e 27 podemos vê-la próxima aos planetas Netuno e Urano, mas devido a sua fase cheia a observação desses planetas não será fácil. É no dia 30, no domingo, em que poderemos ver uma bela conjunção, nesse dia, a Lua estará bem próxima da estrela Aldebaran, a estrela mais brilhante da constelação de Touro.

 

Efeméride

Lua Cheia

Dia 25 - Terça-feira

Lua Cheia

Nessa terça-feira a Lua atinge a sua fase cheia, estando a uma distancia de 391.890 km da Terra. A Lua pode ser vista nesse dia nascendo a Leste enquanto o Sol se põem a Oeste. É uma das fases preferidas para quem gosta de fazer belas imagens da Lua próximo ao horizonte.

Saturno em quadratura

Dia 25

Na terça-feira Saturno se encontra em quadratura, essa efeméride ocorre quando o planeta se encontra em uma distancia angular de 90 gruas da Terra em relação a Sol. Nesse período podemos ver Saturno próximo ao meridiano local no começo da noite.

Máxima atividades dos Sextantídeos

Dia 27

Chuva de meteoros

Nessa semana, mas precisamente na quinta-feira teremos uma fraca chuva de meteoros, os sextantídeos. A chuva de meteoro, que não sera muito expressiva, tem o seu radiante na constelação de Sextante.

A constelação é constituída praticamente por duas estrelas e fica próximo a constelação de Leão, a uns 12º ao sul de Regulus, a estrelas mais brilhante de Leão. Atualmente a constelação se encontra próximo do amanhecer, aparecendo acima do horizonte com o Céu praticamente já clareando o que faz com que a chuva de meteoros tenha o seu pico próximo do amanhecer.

Como a chuva terá um máximo de 5 meteoro hora, é possível que se veja de um a dois meteoros durante a noite toda.

Urano a 4,5º ao norte da Lua

Dia 27

Lua e Netuno

Nessa semana poderemos ver a Lua próximo ao planeta Urano, só que a distancia entre os dois astros sera de 4,5º e a Lua a dois dias de passar pela sua fase cheia clareará o céu a sua volta nesse dia, dificultando a observação do planeta que só pode ser visto com o auxilio de instrumentos ópticos.

Aldebaran a 1,5º ao sul da Lua

Dia 30

Lua e Aldebaran

No domingo podemos observar um belo encontro celestial, a Lua à 1,5° da estrela Aldebaran, a conjunção entre os dois astros acontece de madrugada e podemos ver a brilhante e vermelha estrela de Touro bem próximo de nossa Lua, um belo espetáculo que pode ser visto a olho nu.

Plutão estacionário

Dia 30

Plutão visto através do Stellarium

No domingo também o planeta anão plutão encontrasse estacionário, mas o que isso quer dizer? Quer dizer, que o planeta se encontra estático em relação ao fundo estelar, isso acontece praticamente com todos os astros que estão relativamente próximos a Terra, em relação as estrelas, sendo melhor observado em astros mais brilhantes como os planetas que são vistos a olho nu.

Os planetas passam por esse período antes e depois de sua oposição. no caso de plutão, que já passou por sua oposição essa é a segunda vez no ano em que o planeta passará pelo seu período estacionário. Depois Plutão retorna ao seu movimento normal no em relação as estrelas que é de oeste para leste, esse movimento é aparente.

 

Mais informações: Céu da Semana

bottom of page