Efemérides - 2018 - Semana 35
Netuno 2,5° ao norte da Lua
Dia 27 às 09:00h
Nessa segunda a Lua em seu percurso no céu chega ao planeta Netuno, o ultimo planeta de nosso Sistema Solar pode ser visto a 2,5° ao norte de nosso satélite. O planeta não pode ser visto a olho nu, mas com simples telescópios ou até mesmo lunetas já é possível observa-lo.
A relativa aproximação do planeta facilita a sua localização no céu até mesmo pelos menos experientes, só que praticamente em sua fase cheia a Lua acaba deixando o céu a sua volta muito claro, dificultando assim a observação do planeta. Mas não custa nada tentar, o planeta visto através de simples telescópio não passará de uma tênue "estrelinha". Netuno está atualmente na constelação de Peixes uma região com poucas estrelas brilhantes, o planeta que ainda não passou pela sua oposição é melhor observado da metade da madrugada até o amanhecer.
Marte estacionário
Dia 27 às 11:00h
Marte pode ser visto desde o começo da noite até o final da madrugada, o planeta aparece como uma brilhante "estrela" de cor vermelho/alaranjada no quadrante
leste, atingindo o Zênite próximo da meia noite.
O planeta vem se deslocando em relação ao fundo estelar no sentido contrário ao movimento normal dos planetas no céu, que é de oeste para leste.
Mas nessa semana o planeta retorna ao seu movimento aparente normal. Só que antes o planeta passa pelo seu período estacionário. Período esse em que o planeta aparece estático diante do fundo estelar, quando observado aqui da Terra.
A observação do planeta através de telescópios ainda é bem aproveitosa, podemos observar muitos detalhes na superfície de Marte, a tempestade de areia que atingiu o planeta umas semanas antes de sua oposição, ainda dificulta a observação do planeta com mais nitidez.
Urano 4,5° ao norte da Lua
Dia 31 às 02:00h
Nessa sexta a Lua em seu deslocamento pelo firmamento encontra o planeta Netuno pelo caminho. O planeta se encontrará nesse dia a 4,5º ao norte de nosso satélite. Essa é uma boa oportunidade para observar o penúltimo planeta de nosso Sistema Solar, usando a Lua como referencia para a sua localização.
Nosso satélite nesse dia estará próximo de seu quarto minguante e sua claridade pode dificultar um pouco a localização do planeta que apesar de de está próximo de sua oposição só pode ser visto através de telescópios, Lunetas e até binóculos.
O planeta só pode ser vistos a olho nu nos dias que sucedem e antecedem sua oposição, em noites bem escuras e com o céu bem límpido.
A dupla é vista nessa sexta-feira, a partir da 1:00h (HB) da madrugada até o amanhecer.
Máxima atividade dos Aurigídeos
Dia 1 (Setembro) - Madrugada a partir das 2:00h
Nessa semana temos mais uma chuva de meteoros, as Aurigídeos. Considerada uma chuva de tipo fraca, com uma taxa horária de 6 meteoros hora as Aurigídeas, atinge o seu pico na madrugado do dia 1 de Setembro nesse sábado. Os meteoros relacionados a essa chuva são de brilho médio e traço duradouro.
O seu radiante fica na constelação de Auriga (Cocheiro) uma constelação localizada mais ao norte de Touro. Sua principal característica é a brilhante estrela Capella no qual o radiante fica bem próximo.
A constelação aparece acima do horizonte por volta das 3:00h da madrugada, é por esse período em que a chuva atinge o seu máximo.
Vênus 1° ao sul de Spica
Dia 1 (Setembro) às 14:00h
Nesse sábado ao anoitecer podemos ver o brilhante planeta Venus próximo a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, Spica.
O planeta Vênus ainda move-se no firmamento em sentido contrario ao movimento das estrelas, isso deve ocorrer até o planeta passar por sua máxima elongação, é quando o planeta começa a fazer o movimento igual os das estrelas de leste para oeste, se aproximação assim, cada vez mais do horizonte.
A distancia entre os dois astro chega a apenas 1°, só por comparação a Lua tem 0,5º de diâmetro.
Mercúrio no periélio
Dia 2 (Setembro) às 06:00h
Enquanto Vênus é visto ao anoitecer, Mercúrio aparece ao amanhecer. O planeta aparece acima do horizonte já com o céu claro e em poucos dias não poderemos observa-lo mais, devido a claridade do alvorecer.
O planeta passará então por sua conjunção superior ( Quando o planeta se em oposição a Terra, ficando do outro lado do Sol), e só depois começa a sua jornada pelo quadrante oeste, ao anoitecer.
Antes disso tudo acontecer o planeta atinge nesse Domingo, o seu periélio, (ponto mais próximo da órbita do planeta ao Sol). ficando a uma distancia de 46 001 200 km do Sol.
Aldebarã 1° ao sul da Lua
Dia 2 (Setembro) às 22:00h
Na madrugada desse domingo podemos acompanhar um belo encontro em nosso céu, a Lua pode ser vista a 1° da brilhante estrela de Touro, Aldebaran.
A Lua, estando a um dia de seu quarto minguante, realça ainda mais esse belo encontro, a estrela estará ao Sul da Lua. Sendo umas das mais brilhantes estrelas do céu Aldebaran, é alvo fácil para os observadores, com uma tonalidade alaranjada a estrela mostrasse deslumbrante diante das tantas estrelas do aglomerado das Híades que são vistas ao seu redor.
Apesar de vermos Aldebaran entre as estrelas do aglomerado, que é o mais próximo da Terra, ela não faz parte deste, estando Aldebaram muito mai próximo de nós que as Híades.
A dupla só pode ser visto de madrugada por volta da 00:30h, é quando a Lua e Aldebaran aparecem acima do horizonte leste.
Veja Também :
Comments