Céu da Semana - 2018 - Semana 38
Os quatros planetas Vênus, Júpiter, Saturno e Marte podem ser facilmente visto no começo da noite, a formação que era observada a algumas semanas atras já não e mais vista nessa semana. A partir dessa semana os planetas Vênus e Júpiter já são notados se distanciando um do outro.
Saturno encontrasse na constelação de Sagitário próximo a estrela mi Sagittarii, o planeta passa por uma região bem rica de nosso céu aonde podemos encontrar muitos aglomerados e nebulosas. Os mais famosos objetos celestes de céu profundo que podemos observar próximo ao planeta são as nebulosas da Lagoa e trífida, que podem ser vista ate a olho nu em céus bem escuro e límpidos livre de poluição luminosa.
E nessa região que se encontra também o centro da via láctea que também podemos ver em céus livre de poluição luminosa como uma mancha acinzentada.
Outro brilhante planeta que podemos facilmente observar a olho nu e Marte, que apesar de esta se distanciando da Terra ainda e visto bem brilhante no céu. Podemos ver o movimento do planeta em relação ao fundo estelar usando a estrela 16 Cap como referencia.
O planeta Mercúrio e o único que não pode ser visto durante essa semana, pois o planeta esta passando por sua conjunção superior, mas a partir da próxima semana Mercúrio se junta aos demais planetas no céu do anoitecer.
Netuno e Urano são os únicos planetas que só podem ser vistos através de telescópios, Netuno encontra-se atualmente na constelação de Aquário, podemos utilizar a estrela lambda Aquarii como referencia para a localização do planeta, que pode ser observado até por lunetas e certos tipos de binóculos (ASTRONÔMICOS).
Urano tão pode ser observado com simples instrumentos ópticos como lunetas e binóculos, o planeta pode ser visto na madrugada na região pertencente a constelação de Aries, mas e usando a estrela CSI Ceti da constelação de Baleia (CETUS) como referencia que podemos melhor localizar o planeta.
Asteroide Vesta
O asteroide ainda se encontra na constelação de sagitário, e essa semana podemos observá-lo passando bem próximo do planeta Saturno (2,50º) e muito mais próximo da Nebulosa da Lagoa (1º).
Asteroide Juno
Já o asteroide Juno se encontra na constelação de Touro podendo ser visto no céu da madrugada, o asteroide pode ser visto passando próximo da estrela ni Tauri no final da semana. Tanto Juno como Vesta são alvo fácil para os mais simples instrumentos ópticos.
Cometa 21P/Giacobini-Zinner
O cometa continua sua trajetória pelo céu do hemisfério sul e depois de passar pelo seu periélio no dia 10 o cometa e visto cada vez mais brilhante e alto no firmamento. O cometa faz uma rápida passagem pela região da constelação de Gêmeos, mas e nessa passagem que temos umas das melhores oportunidade para localizar o cometa através de simples telescópios.
Entre os dias 19 e 20 podemos observar o cometa passar muito próximo da estrela 1 Gem, a estrela faz parte do desenho da constelação e e facilmente vista a olho nu. No Brasil não poderemos observar a máxima aproximação entre o cometa e a estrela, mas a distancia entre os dois astros chega a ínfimo 2' (minutos) de arco, praticamente passa raspando a estrela.
Lua
Nessa semana vemos a Lua sair de seu quarto crescente e chegar próximo de sua fase cheia, no começo da semana nosso satélite encontrasse próximo do planeta Saturno aonde podemos vê-la a uma distancia de 2º do planeta, depois a Lua avança em sua trajetória e chega ao planeta Marte na quarta e na quinta feira, mas e na quarta em que os dois astros atinge a menor distancia 4,5º. No ultimo dia da semana o nosso satélite chega ao ultimo planeta de nosso sistema solar, em sua fase quase cheia a Lua e vista a 2,5º do planeta. Nesse dia sera difícil observar o planeta através de instrumentos ópticos devido a claridade causada pela Lua em sua fase quase cheia.
Efemérides da semana
Saturno 2° ao sul da Lua
Dia 17 Começo da noite
Na segunda feira podemos ver um belo encontro entre a Lua e Saturno, os dois astros estarão a uma distancia de 2º, entre si. Poderemos observa-los no começo da noite, com a Lua em seu quarto crescente não teremos muita dificuldade em observar o planeta ao seu redor.
Ocultação de 21 Sagittarii pela Lua
Dia 17 ás 21:00h
Alem de contemplarmos a conjunção entre Lua e Saturno, nessa segunda também poderemos ver o nosso satélite ocultar a estrela 21 Sagittarii. A Estrela tem uma magnitude de 4,9 e pode até ser vista a olho nu em céus bem escuros. Através de simples telescópios e até mesmo alguns binóculos podemos observa-la facilmente, é as 21:59:15 h que ocorre a emersão da estrela sobre o disco lunar no limbo escuro da Lua e as 23:12:19 h a estrela reaparece do outro lado, no limo iluminado.
Lua no apogeu
Dia 19
No dia 19 às 00:54 UT a Lua atinge o ponto de maior distancia de sua órbita para o nosso planeta, chegando a uma distancia de 404.876 km da Terra. Nesse dia a Lua estará com 69% de seu disco iluminado e um diâmetro aparente de 29,56°.
Nesse dia algumas crateras se destacam próximo ao limbo lunar, são elas: Longomontanus: Le Verrier: Bullialdus e Tobias Mayer, entre outras.
Saiba Mais>> LUA|HOJE
Marte 4,5° ao sul da Lua
Dia 20 Começo da noite
No dia 20, na quinta feira, no começo da noite podemos ver outra bela conjunção entre a Lua e o planeta Marte, Não será difícil de observar esse belo evento já que os dois astros aparecem bem alto no céu no começo da noite, o planeta ainda aparece bem brilhante no céu quando visto a olho nu.
Através de telescópios podemos observar alguns detalhes em sua superfície, apesar de o planeta já está mais distante do planeta Terra do que no dia da oposição, e assim menor diante dos instrumentos ópticos. O planeta já nos mostras a sua face, e podemos também ver o planeta com mais nitidez comparado a alguns meses atrás quando o planeta foi atingido por uma super tempestade de areia.
Os dois astros podem ser vistos a uma distancia de 4,5° um do outro até o começo da madrugada.
Mercúrio em conjunção superior
Dia 20 - Quinta feira
Essa é uma daquelas efemérides que ninguém consegue ver, nesse dia 20 também, o planeta Mercúrio passa por sua conjunção superior, isso quer dizer, que nesse dia o planeta estará em lado oposto a Terra quando em relação ao Sol. Mas grosseiramente falando o planeta está passando por de trás do Sol.
E depois de passar por sua conjunção superior o planeta começa a ser visto no quadrante oeste ao anoitecer, então é só aguardar mais alguns dias para podermos observar o planeta mais rápido de nosso sistema solar.
Equinócio de Primavera
Dia 22 - Sábado
É no dia 22 que começa a primavera, a estação é marcada por um evento astronômico conhecido como equinócio.
No equinócio o Sol vindo em seu movimento latitudinal da direção Norte para o Sul cruza a Linha imaginaria do equador celeste, nesse dia podemos observar o Sol nascer e se por bem no local exato de seus respectivos pontos cardeais, Leste (NASCER) e Oeste (OCASO).
Veja conteúdo completo >> Aqui
Netuno 2,5° ao norte da Lua
Dia 23 - Próximo a meia noite
No dia 23, no ultimo dia da semana a Lua alcança o ultimo planeta de nosso sistema solar em seu movimento aparente pelo firmamento. Apesar de vermos os dois astros tão próximos no céu, a apenas 2,5° de distancia, temos uma enorme diferença de distancia entre Lua e Netuno, em relação a Terra.
Enquanto o nosso único satélite natural se encontra a uma distancia de 397.730 km de nosso planeta nesse dia, Netuno que já algum tempo é considerado o ultimo planeta de nosso sistema solar, depois que Plutão foi rebaixado a planeta anão, se encontra a extraordinário 28,958 UA ou 4 343 700 000 km.
Podemos observar os dois astros já no começo da noite no quadrante oeste com a Lua a dois dias de sua fase cheia, isso pode dificultar um pouco a observação do planeta, a melhor hora para observar o evento é próximo da meia noite quando a dupla se encontra mais alto no céu.
Enquanto a lua pode ser vista empoderante no céu facilmente o planeta só pode ser observado com o auxilio de instrumentos ópticos como telescópio, lunetas e até binóculos, que pode nesse dia ser
Mais informações – Céu da Semana>>
Créditos infográficos:
Comments