top of page

Recomendado para você

Efemérides - 2018 - Semana 34

Saturno 2° ao sul da Lua

Dia 21 às 6:00h

Nessa terça-feira podemos ver a Lua muito próximo do planeta Saturno, uma ótima oportunidade para quem quer observar o planeta mas não tem tanta familiaridade com o céu. Saturno aparece como uma "estrela" quando vista a olho nu, mas observado através de pequenos telescópios (114mm e 90mm) já podemos observar o seu formato planetário, com os seus anéis e até a sua maior Lua Titã.

Diante dos telescópios mais simples o planeta aparece com uma tonalidade amarelada e sem muito detalhes de seu disco. Enquanto que observado a olho nu sua coloração pode variar do amarelo para o alaranjado, dependendo da época do ano que o observamos. Nessa Terça o planeta estará a 2° ao Sul da Lua, que não estará em sua fase cheia, o que é bom para a observação do planeta. Identificar o planeta não será difícil, pois Saturno será o ponto mais brilhante próximo da Lua nessa noite.

 
 

Lua no apogeu

Dia 23 às 8:00h

Nessa quinta a Lua chega a sua máxima distancia de nosso planeta no mês, conhecido como apogeu esse ponto fica a uma distancia de 405.746 km da Terra.

A lua nesse dia estará com quase 100% de sua área iluminada a poucos dias da sua fase cheia.

 

Marte 7° ao sul da Lua

Dia 23 às 11:00h

Como Já vimos acima, nessa quinta-feira a Lua atingirá seu apogeu, sendo que nessa noite também, o nosso satélite estará na companhia do brilhante planeta Marte.

Marte passou pela sua oposição no dia 27 de julho e pelo ponto mais próximo da Terra no dia 31 do mesmo mês, assim podemos observar o planeta em seu máximo brilho. O planeta Marte como todos os outros 4 planetas que podem ser visto a olho nu, são vistos como brilhantes "estrelas" no céu, quando observado sem o auxilio de instrumentos ópticos.

Só quando observamos esses planetas através de telescópios ou lunetas é que podemos ver as suas reais formas. O planeta é o quarto astro mais brilhante do céu atualmente, só ficando atrás do Sol, da Lua e do planeta Vênus que é visto mais próximo do horizonte oeste nesse dia. O planeta pode ser visto no começo da noite, à leste, lado oposto ao que se encontra o brilhante planeta Vênus, com um tom alaranjado brilhante o planeta é alvo fácil até mesmo para os menos experientes, o planeta estará nesse dia a 7° ao Sul da Lua. Os dois astros podem ser visto no céu até o meio da madrugada, por volta das 2:00h.

 
 

Lua Cheia

Dia 26 às 9:00h

Nesse domingo a Lua chega a sua fase cheia, estando a uma distancia de 402.428 km da Terra. A Lua cheia é uma das fases favoritas para quem gosta de fotografar o nosso satélite nascendo no horizonte. Para isso devemos ficar atento a hora em que a Lua vai nascer nesse dia. Na primeira Lua cheia do mês o nosso satélite nasce sempre próximo das 6:00h da noite.

 

Mercúrio em máxima elongação (18° W)

Dia 26 às 18:00h

O planeta Mercúrio era visto ao anoitecer até uns meses atrás e junto com os planeta Vênus, Júpiter Saturno e Marte formava uma belo alinhamento planetário, agora o planeta já transita pelo céu do alvorecer (Amanhecer) e na madrugada desse domingo atinge a sua máxima elongação ( maior afastamento angular em relação ao Sol).

Assim o planeta é visto mais alto no horizonte e com o céu ainda escuro, podendo assim, ser observado mais facilmente. O planeta não é o mais brilhantes entre os planetas visto a olho nu, mas se destaca facilmente no céu diante das estrelas dessa região. Localizar o planeta não será difícil pois o planeta encontra-se no quadrante leste, sendo o astro mais brilhante próximo ao horizonte, já com o céu clareando.

bottom of page