top of page
Lua hoje

Lua - Hoje

 Principais Crateras

Cratera Schiller
Cratera J. Hershel
Cratera Bianchini
Cratera Euclides
Uma cratera é circular porque é originária de um ponto cujo impacto de um asteroide ou cometa gerou grande explosão e ejetou material em todas as direções. Porém, Schiller é uma extraordinária cratera de formato alongado e muito incomum. A cratera parece ter sido criada pela aglutinação, fusão ou sobreposição de três ou mais crateras, que perderam as paredes fronteiriças entre elas.
Saiba mais 
J. Herschel é uma antiga, grande e desgastada cratera de impacto (também classificada como "walled plain" ou planície murada) próxima ao limbo noroeste da Lua. Suas paredes sofreram muitos desmoronamentos e, em alguns pontos, quase deixaram de existir, devido ao grande número de impactos posteriores sofridos, restando apenas algumas paredes altas.
Saiba mais 
Sobre os Montes Jura e junto à parte externa da margem norte de Sinus Iridum, encontra-se a cratera Bianchini. O impacto que escavou Bianchini próximo da borda dos Montes Jura, empurrou material da cordilheira para o piso de Sinus Iridum. A parede interna e o piso da cratera Bianchini são irregulares. Existe a presença de uma pequena montanha na região central do piso.
Saiba mais
Euclides caracteriza-se como uma pequena cratera de impacto de morfologia simples, em forma de tigela, com encostas pouco íngremes e fundo do piso interno arredondado. Euclides é uma pequena formação circular, com 11 Km de diâmetro e 2,6 Km de profundidade, apresentando-se como um dos alvos mais brilhantes da superfície lunar.  possuindo um sistema de raios brilhantes.
Saiba mais

Fenômenos Lunares Transitórios

Segundo informações do Catálogo Brasileiro de Fenômenos Lunares para a observação de crateras que terão suas condições de iluminação similares àquelas que foram registradas anteriormente por astrônomos brasileiros, devemo ficar atentos as seguintes crateras:

Eventos Transitórios

Catálogo Brasileiro de Fenômenos Transitórios Lunares

Catalogo de Fenômenos Lunares
2018-Mar-26, 20:15-21:01 TU, Ilum.=74% Plato, evento nº 19800424, observada por Marco Petek. 
Centro da cratera brilhante e opaco similar em aparência à Linne. Feito um esboço. Confirmado com outras duas pessoas ( Petek é um observador experiente).
Cratera Plato
Cratera Plato

Não Há Eventos Transitórios Lunares Hoje

Fontes consultadas
AMORIM, Alexandre. Catálogo Brasileiro de Fenômenos Lunares. Disponível em: <http://www.geocities.ws/costeira1/cbfl2015.pdf>. 
 
COOK, Anthony. Repeat illumination only or illumination/libration. Disponível em: <http://users.aber.ac.uk/atc/tlp/tlp.htm>. Acesso em: 07 fev. 2018. 
http://www.rea-brasil.org/lunar/tutorial_tlp.pdf

Uma rápida vista da Cratera J. Herschel

Lunações no mês

 Compartilhe:

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page