Efemérides - 2018 - Semana 26
Mercúrio 5° ao sul de Pollux
Dia 25 às 01:00h
Nessa segunda-feira o planeta Mercúrio pode ser visto próximo a estrela Pollux de Gêmeos. A estrela é uma das mais brilhantes da constelação junto com a estrela Castor.
A constelação está deixando o céu vespertino, assim, a estrela se encontra bem próximo do horizonte oeste. Já Mercúrio está apenas começando sua jornada por esse lado do céu, nesse jogo de ida e vinda os dois astros acabam por se cruzarem no céu na noite dessa segunda feira.
Como os dois astros se encontram muito próximo do horizonte, ainda sobre a Luz do crepúsculo, a sua observação torna-se uma tarefa difícil, pois os dois astros não permanecem por muito tempo acima do horizonte e a medida que o céu escurece os dois ficam mais baixos no céu, dificultando ainda mais a sua observação.
Por isso devemos ser rápido, logo que o Sol se pôr e o céu começar a escurecer devemos olhar na direção noroeste, para podermos observar a dupla, um bom conselho é usar Vênus como referencia o planeta é bem brilhante e pode ser visto ainda com o céu claro, o planeta Mercúrio se encontra mais abaixo, próximo do horizonte na mesma direção que Vênus e ainda mais abaixo mais próximo do horizonte encontra-se a estrela Pollux.
Ceres próximo a estrela Algieba
Dia 25 à 28 Começo da noite
Ceres pode ser visto próximo a estrela entre os dias 25 e 28 de junho sendo o dia 27 o de maior aproximação.
A passagem de objetos tênues como asteroides, cometas e planetas anões próximo a estrelas brilhantes é uma ótima oportunidade para a observação desses tênues astros.
Marte estacionário
Dia 26 à 18:00h
Nessa terça feira o planeta Marte encontra-se no período estacionário, quer dizer, que observado da Terra o planeta parece estático em relação ao fundo estelar. Isso acontece com todos astros que se encontram alem da órbita da Terra, e relativamente próximos de nós. como os planetas e a maioria dos asteroides de nosso Sistema Solar.
No caso de Marte o seu período estacionário ocorre algumas semanas antes de sua oposição, depois desse período o planeta começa a retroceder em sua trajetória no céu, até passar por sua oposição e algumas semanas depois o planeta atingir o seu segundo período estacionário, então o planeta retornar ao seu movimento normal no firmamento. O período entre os dois período estacionário de Marte dura em média 72 dias.
De hoje em diante poderemos observar o planeta acelerá em direção oposta ao movimento das estrelas, nesse mesmo período o planeta fica mais brilhante e com seu tamanho aparente maior, visto através dos telescópios, até passar pela sua oposição no dia 27 de julho, então o planeta começa a desacelerar rapidamente e começa a ficar menos brilhante e menor diante de nossos telescópios, até chegar ao seu segundo período estacionário no céu.
Depois desse período o planeta começa o seu movimento normal no céu de leste para oeste, e poderemos vê-lo cada vez menos brilhante e com o seu diâmetro angular cada vez menor. O planeta começa a se deslocar mais lentamente até chegar a sua conjunção superior com o Sol. Então começasse o ciclo novamente até a próxima oposição em 2020.
Máxima atividade dos Bootídeos de Junho
Dia 27 às 02:00h
O fenômeno está associado ao cometa 7P/Pons-Winnecke e é visível entre os dias 22 de junho e 2 de julho. A atividade máxima ocorre no dia 27 de junho às 02:00, o mais antigo registro de observações desse evento remonta ao ano de 1916.
Embora sejam observados usualmente entre um e dois meteoros por hora, há ocasiões em que o número de eventos pode chegar a cem meteoros por hora. Esses meteoros atingem a atmosfera terrestre a uma velocidade de 18 km/s.
Essa chuva é classificada como variável não podendo ser previsto de maneira precisa a sua taxa horária. Para observar a chuva de meteoros Bootídeos de Junho devemos olhar na direção da constelação de Boieiro, pois é lá que fica o seu radiante.
A constelação é bem conhecida dos astrônomos, mas para quem não tem muita afinidade com o céu, podemos identificar a constelação no céu através de sua estrela mais brilhante, Arcturus. A brilhante estrela tem cor avermelhada e se localiza mais ao norte da estrela Spica de Virgem.
Quando as duas estrelas aparecem alto no céu ao podemos a vê-las emparelhadas sobre o meridiano.
Para aqueles que tem interesse em fazer o registro de observação da Bootídeos de Junho, podem vistar o site da Exoss ou da IMO, e procurar a sessão como relatar um bólido.
Saturno em oposição
Dia 27 às 10:00h
É nessa quinta-feira a tão esperada oposição do planeta Saturno.
"Oposição é um termo utilizado em astronomia para designar a situação em que dois corpos celestes estão em posições opostas no céu, quando vistos da Terra.
Assim, um planeta está em oposição quando a Terra está entre o Sol e a posição desse planeta projetada no plano da eclíptica."
É as 10:00h da manhã do dia 27 horário de brasília que o planeta cruza o meridiano da oposição. É nesse dia também em que o planeta chega o mais próximo da Terra.
Eventos como oposições planetárias principalmente de Saturno, Marte e Júpiter, são sempre muito aguardados pelos amantes da astronomia, principalmente por quem pratica a astrofotografia.
Essa época é a melhor para fotografar o astro com mais detalhes, devido a aproximação do planeta com a Terra.
O planeta pode ser visto logo após o anoitecer acima do horizonte leste. podendo ser observado durante a noite toda. Próximo da meia noite o planeta se encontra bem alto no céu próximo do meridiano central. O planeta está atualmente na constelação de Sagitário nas proximidades da nebulosa da Lagoa e nebulosa de Trífida.
Então se você é um desses que gosta de fotografar o céu aproveite o tempo bom e faça belas imagens de Saturno nesse dia.
Saturno mais próximo da Terra
Dia 27 às 14:00h
É nessa noite que Saturno atinge a sua oposição e assim, também, a sua mínima distancia de nosso planeta, Saturno chega nesse dia a uma distancia de 9,049 UA ou 1357,35 Bilhões de quilômetros da Terra.
Como o planeta está muito próximo de nós, podemos vê-lo muito maior através de nossos telescópios, essa é uma boa época para observar o planeta, por está mais perto da Terra podemos ver o planeta com uma melhor resolução.
Saturno 2° ao sul da Lua
Dia 28 às 00:00h
Nessa quinta-feira a Lua em sua fase cheia pode ser vista ao lado do planeta Saturno. Os dois astros poderão ser vistos muito próximos entre si.
O encontro deve ser espetacular, pois a Lua estará em sua fase cheia enquanto o planeta Saturno passa pela sua menor distancia de nosso planeta, sendo visto bem brilhante no céu nessa noite e nas próximas semanas.
Os dois astros podem ser vistos desde o começo da noite até o final da madrugada. Apesar de a distancia mínima entre dos dois astros nesse encontro chegar 2°, quando a dupla surgir acima do horizonte aqui no Brasil, os dois astros já estarão mais distante um do outro, com o avançar da noite, podemos observar a Lua se distancia ainda mais do planeta.
Lua Cheia
Dia 28 às 02:00h
Nessa quinta-feira a Lua chega a sua fase cheia, é nesse dia em que podemos observa-la com 100% de sua área iluminada, é nesse dia também em que podemos ver a Lua em oposição ao Sol, pois a Lua se encontra em lado oposto ao Sol em relação a Terra.
É nas fases de Lua cheia em que ocorrem os eclipses Lunares, mas não é o caso dessa vez, já que devido a inclinação orbital de nosso satélite em relação a eclíptica, a Lua passará fora da sombra de nosso planeta dessa vez.
Não a muito o que observar em sua superfície através de telescópios já que a Lua em sua fase cheia não nos trás muitos detalhes, a não ser para quem queira fazer fotografia de seu disco inteiro ou observação selenográfica de sua superfície. Para observação de detalhes em grande aumentos o bom mesmo é deixar para a próxima fase minguante.
Marte estacionário
Dia 28 às 10:00h
Na terça-feira Marte entrou no seu primeiro período estacionário, período esse que antecede o movimento retrógrado do planeta. No período estacionário o planeta fica praticamente estático no firmamento em relação ao fundo estelar.
Como Marte está muito próximo da Terra o seu período estacionário dura alguns dias em quanto os planetas mais distante tem seu período estacionário mais curto. O final do período estacionário de Marte é hoje dia 28 as 10:00h horário de Brasília.
A partir dessa data o planeta começa o seu movimento retrógrado, movimento contrário ao movimentos dos astros no firmamento que é de leste para oeste. O planeta continua nesse movimento por mais ou menos 72 dias, sendo que na metade desse período o planeta atinge a sua oposição.
Lua no apogeu
Dia 30 às 00:00h
Nesse sábado a Lua atinge o seu apogeu, essa é maior distancia que nosso satélite chega de nosso planeta.
A Lua nesse dia estará com 93% de sua área iluminada e a uma distancia aproximada de 405.757 Km de nós, assim seu disco nos apresentará um arco de 29.45' de diâmetro, sendo, que na Lua de perigeu (Superlua) nosso satélite chega a mais de 33' de arco diâmetro.
Quando comparamos o tamanho da Lua de Perigeu com a Lua de Apogeu através de imagens, podemos perceber a diferença entre os seus diâmetros, mas como um acontece aproximadamente 6 meses após o outro, não conseguimos comparar esse tamanho na ato da observação, pois a Lua cheia anterior era só um pouco maior que a do Apogeu.
Marte 5° ao sul da Lua
Dia 30 às 20:00h
Nesse Sábado a Lua chega ao planeta Marte, podemos observar os dois astros logo após ás 21:00h, no quadrante leste. É quando a dupla atinge uma altura boa para a observação.
O planeta Marte está próximo de sua oposição, que ocorre no próximo mês, assim podemos observa-lo nessas próximas semanas muito mais brilhante do que meses atrás.
Já a Lua também pode ser vista bem brilhante nesse sábado, pois nosso satélite acaba de passar por sua fase cheia, e pode ser vista com seu disco 93% iluminado. Assim o nosso satélite deve clarear muito o céu a sua volta mas nada que ofusque o brilhante planeta Marte que estará a 5° ao Sul da Lua.
Comments