Asteroides e Cometas
2018 - Setembro
Anoitecer - 21:00 h
S
05/09
07/10
Destaque - Anoitecer
Asteroide - Vesta
O asteroide Vesta ainda se encontra na constelação de Ofiúco, próximo a estrela 51 Ophiuchi de magnitude 4,78. Como a estrela pode ser vista a olho nu ela se torna um bom referencial para a localização do Asteroide, que pode ser visto até com binóculos, já que sua magnitude encontrasse em 7,1.
Mas a partir desse mês o asteroide começa a se movimentar mais rápido no firmamento e em poucos dias já podemos observa-lo em outro ponto do céu. É a partir do dia 10 que o asteroide encontrasse na área da constelação de Sagitário, podemos o ver cada vez mais próximo do planeta Saturno. Mas não é na direção deste em que Vesta movesse, e sim na direção da estrela Lambda Sagittarii, uma brilhante estrela que compõem o desenho da figura da constelação. A estrela tem uma magnitude de 2,82 podendo ser facilmente vista a olho nu. No final do mês o asteroide passa "raspando" pela a estrela.
Faça asterismo com as estrelas próximo ao asteroide para a identificação correta de Vesta.
Veja outros Asteroides
Destaque - Madrugada
Asteroide - Juno
Outro asteroide que se destaca no céu da madrugada esse mês, tendo uma boa possibilidade de observação é Juno. Um pouco menos brilhante que Vesta o asteroide se encontra na região da Constelação de Touro, se movimentando em direção a constelação de Orion. Com sua magnitude em 8,8 o asteroide pode ficar fora do alcance dos instrumentos ópticos mais simples como lunetas e binóculos. Já com telescópios superior a 90 mm é possível fazer a sua observação, dependendo da condições do céu do observador. A poluição luminosa pode atrapalhar a identificação e observação de objetos celeste tênues no céu. Mas esse mês teremos uma boa oportunidade para a observação do asteroide Juno. Isso por que o asteroide ainda se encontra próximo a duas estrelas brilhantes da constelação de Touro, 1 TAU e 2 TAU. As estrelas são facilmente vistas a olho nu, e são vista muito próximas entre si no céu, sendo possível enquadra-las no mesmo campo de visão de um telescópio. Juno passou entre essas duas estrelas entre os dias 24 e 25 de agosto, e agora se dirige a outra estrela brilhante da constelação a HIP 18907. A estrela tem magnitude de 3,91 e é facilmente vista a olho nu. No final do mês entre os dias 23 e 30, Juno estará transitando muito próximo da estrela.