Efemérides - 2018 - Semana 25
Regulus 1,5° ao sul da Lua
Dia 18 às 05:00h
Nessa segunda nossa Lua pode ser visto bem próxima a brilhante estrela Regulus de Leão. A conjunção entre os dois astros não é novidade, todo o mês a Lua passa próxima a estrela, as vezes tão próxima que podemos vê-la ocultar o brilhante astro, não é o caso dessa vez.
O encontro entre os dois astros não é um fato tão incomum, devido a estrela está localizada muito próxima da eclíptica, podemos ver conjunções entre a estrela e vários corpos do Sistema Solar. Nessa segunda a Lua encontrasse a dois dias de seu quarto crescente, podendo ser observado, ainda que de maneira tênue, sua luz cinérea. Já Regulus é vista a Sul da Lua à uma distancia aproximada de 1,5°, como a Lua não está em seu brilho máximo a estrela pode ser vista bem brilhante ao seu lado.
A dupla pode ser observada no quadrante oeste logo após o anoitecer.
Netuno estacionário
Dia 18 às 20:00h
O planeta Netuno é o ultimo planeta de nosso sistema solar, desde que Plutão foi rebaixado para planeta anão. O planeta não pode ser visto a olho nu, devido ao seu brilho ser muito fraco, acima da 6° magnitude, que é o limite da visão humana.
Mas com pequenas lunetas já é possível observar o planeta como uma pequena "estrelinha" no firmamento.
Podemos distingui-lo das estrelas através de seu movimento em relação ao fundo estelar. Os planetas se movem em relação a esse fundo com o passar das noites, isso se deve tanto ao movimento de translação do próprio planeta como também ao movimento de translação da Terra.
Se a terra ficasse estática em sua órbita poderíamos observar o planeta Netuno se movimentando diante do fundo estelar, só que em um escala angular menor. O planeta se deslocaria em média 0,45 graus por dia/noite. Só que o nosso planeta não fica estático em sua órbita e ao contrário do planeta Netuno se desloca muito mais rápido ao redor do Sol, em média 1° por dia/noite. Assim, dependendo da posição da Terra em sua órbita em relação ao planeta Netuno podemos ter os seus movimentos somado, diminuídos ou anulados.
É o que ocorre essa semana, o planeta Netuno encontrasse estacionado diante do fundo estelar, isso acontece quando o Planeta encontrasse próximo de sua quadratura, que é quando um planeta está em um angulo de 90° do Sol em relação a Terra, a quadratura de Netuno ocorreu no ultimo dia 7. Depois de passar pelo período estacionário o planeta começa a retroceder no céu, transitando em movimento oposto ao das estrelas e permanece nesse sentido até a sua próxima quadratura, daqui a aproximadamente seis meses.
O planeta Netuno encontrasse atualmente na constelação de Aquário, podendo ser observado após às 23:00h. O planeta está próximo a estrela Lambda Aquarii, a estrela pode ser vista a olho nu sendo um bom referencial para a localização do planeta por instrumentos simples.
Quarto Crescente
Dia 20 às 08:00h
Nessa quarta a Lua atinge o seu quarto crescente, é nesse dia em que podemos ver a Lua "metade iluminada e metade escura". No quarto crescente nosso satélite se encontra no exato ponto aonde a Terra passou a 4 horas atrás.
Como a Lua está vindo de seu perigeu, que ocorreu próximo a Lua nova desse mês, nesses dias, próximo ao quarto crescente, podemos observa-la passando pela sua distancia média da Terra.
Assim a Lua se encontra em seu tamanho médio, o que é bom também para a observação de detalhes em sua superfície. Aproveitem.
Veja também - Lua|Hoje
Solstício de Inverno
Dia 21 às 07:08h
Nessa quinta-feira, dia 21, exatamente as 07:07 h horário de Brasília, começa o inverno no hemisfério Sul, Hemisfério esse aonde se encontra o Brasil.
A estação é marcada por muito frio e temperaturas baixas nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste brasileiro, sendo a região Sul a mais afetada por essa estação, aonde podem ocorrer geadas e até neve.
Nas regiões mais próximas da linha do equador a estação é marcada por equilíbrio nas temperaturas e por um leve aumento nas chuvas.
A mudanças de estações do ano sempre é marcado por um evento astronômico, esse evento dá inicio a uma estação e fim a outra. No caso do inverno o evento astronômico que dá inicio a estação mais fria do ano é o Solstício de inverno.
Júpiter 4° ao sul da Lua
Dia 23 às 18:00h
Nesse domingo a Lua chega ao planeta Júpiter, o encontro acontece alguns dias antes de nosso satélite atingir a sua fase cheia. Podemos observar a dupla logo após o pôr do Sol no quadrante oeste.
O planeta aparece ao lado da Lua como uma "estrela" bem brilhante de cor amarelada. O encontro entre a Lua e o planeta acontece uma vez por mês, e dependendo da época do ano em que ocorre o evento, podemos vê-los mais próximos ou mais afastados entre si.
Dessa vez a Lua passará a 4° de Júpiter. Isso é consideravelmente perto e com certeza chamará a atenção de quem olhar para o céu nesse dia.
Comments