top of page
Lua hoje

Lua - Hoje

 Principais Crateras

Cratera Maurolycus
Crateras Eudoxus e Aristoteles
Regiomontanus
Cratera Hipparchus
Maurolycus é uma grande cratera de impacto de morfologia complexa, apresentando 114 Km de diâmetro e 4,73 Km de profundidade. Maurolycus está localizada nas terras altas (planaltos) do setor sudeste da face visível da Lua.  Essa antiga região lunar apresenta-se ricamente cravejada por inúmeras crateras de impacto de todos os tamanhos.
Saiba mais
Aristoteles é uma bela cratera de impacto de morfologia complexa, relativamente nova, que faz um destacado par com a cratera Eudoxus.
Eudoxus está cercada por superfícies de media altitude, que compõem a parte norte dos Montes  Caucasus. Ao sul de Eudoxus estão localizadas as ruínas da cratera fantasma Alexander, completamente destruída e inundada por lava.
Saiba mais
O alvo em questão é uma pequena “formação óptica” que parece com a letra “X”, causada pelo efeito dos impactos de cinco pequenas crateras, que se cruzaram e formaram a referida letra, como se assinalasse o local onde um valioso tesouro está enterrado sob o regolito lunar.O pequeno “X” encontra-se localizado entre a cratera ABULFEDA, e a pequena cratera Abulfeda B
 
Saiba mais
Apenas sob um ângulo baixo da luz solar, essa imensa planície murada (diâmetro: 150 Km) de paredes desgastadas e baixas, mostra-se com certo destaque. O contorno das bordas de Hipparchus, em quase toda a parte, apresenta notória evidência de erosões e ruínas. A continuidade de seu aro é interrompido por depressões e lacunas, e as bordas remanescentes não alcançam grande altitude.
Saiba mais

Fenômenos Lunares Transitórios

Segundo informações do Catálogo Brasileiro de Fenômenos Lunares para a observação de crateras que terão suas condições de iluminação similares àquelas que foram registradas anteriormente por astrônomos brasileiros, devemo ficar atentos as seguintes crateras:

Eventos Transitórios

Catálogo Brasileiro de Fenômenos Transitórios Lunares

Catalogo de Fenômenos Lunares
2018-Mar-26, 20:15-21:01 TU, Ilum.=74% Plato, evento nº 19800424, observada por Marco Petek. 
Centro da cratera brilhante e opaco similar em aparência à Linne. Feito um esboço. Confirmado com outras duas pessoas ( Petek é um observador experiente).
Cratera Plato
Cratera Plato

Não Há Eventos Transitórios Lunares Hoje

Fontes consultadas
AMORIM, Alexandre. Catálogo Brasileiro de Fenômenos Lunares. Disponível em: <http://www.geocities.ws/costeira1/cbfl2015.pdf>. 
 
COOK, Anthony. Repeat illumination only or illumination/libration. Disponível em: <http://users.aber.ac.uk/atc/tlp/tlp.htm>. Acesso em: 07 fev. 2018. 
http://www.rea-brasil.org/lunar/tutorial_tlp.pdf

Uma rápida vista da Cratera Hipparchus

Lunações no mês

 Compartilhe:

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page