Vênus e Mercúrio na Companhia da Lua
Essa semana ainda podemos observar Vênus e Mercúrio no quadrante oeste, mas só Vênus continua acessível aos observadores.
Mesmo atingindo sua máxima elongação essa semana, no dia 15, Mercúrio se encontra mais baixo no horizonte que Vênus, A partir dessa semana o planeta começa a retroceder no céu, movendo-se rapidamente em direção ao horizonte,
Apesar de o planeta está acima do horizonte ainda essa semana, não podemos mais observa-lo já que a claridade do dia ofusca o fraco brilho do planeta.
Já o planeta Vênus que também está próximo do horizonte só deve começar a ganhar altura a partir de maio, sua observação não é uma tarefa fácil, mas é possível observa-lo desde que se olhe na direção certa, pois localizar o planeta mesmo que brilhante em um céu ainda claro pode trazer muita dificuldade para os menos experientes.
No ultimo dia da semana, dia 18, a Lua chega ao mesmo quadrante e pode ser visto muito próxima de Vênus, mas não será fácil observar os dois astros, como sabemos o planeta se encontra muito próximo do horizonte e a Lua em seu primeiro dia de vida se encontra nesse dia com apenas 2% de sua área iluminada.
Comentários