Um belo Halo Solar chama a atenção de moradores em Santa Catarina
Nessa segunda-feira moradores de boa parte de Santa Catarina puderem presenciar um belíssimo e raro fenômeno sob suas cabeças.
Ao olhar para o céu próximo ao meio dia dessa segunda feira boa parte dos moradores de Santa Catarina se depararam com um belo halo em torno do Sol, alem do Halo um arco mais aberto também podia ser visto.
O Fenômeno durou entre o final da manhã por volta das 11:30h até o começo da Tarde por volta das 14:15 h, várias imagens começaram a cair nas redes sociais tirada por moradores de diversas partes do Estado, e com as fotos muitas perguntas e dúvidas sobre o fenômeno vieram.
Entre as perguntas mais frequentes nas redes sociais estava - O que é Halo Solar? – O que causa esse fenômeno?
Pois bem - fenômenos como esse que foi visto na segunda-feira em Santa Catarina e no Domingo em parte do Paraná são conhecidos como Fotometeoros.
Fotometeoros - são todos os fenômenos ópticos que ocorrem na troposfera, é um fenômeno luminoso decorrente da reflexão, refração, difração ou interferência da Luz solar ou lunar. Alguns exemplos desses fenômenos são os - Arco-íris, Coroa Solar e Lunar e os Halo Solar e Lunar entre outros.
O dessa segunda em Santa Catarina era um Halo Solar - esse fenômeno óptico caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do sol, ocorre na troposfera, a cerca de 10 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.
O fenômeno da refração consiste na mudança de direção e velocidade da luz ao passar de um meio para o outro. Os cristais de gelo presentes na atmosfera funcionam como pequenos prismas que decompõem a luz branca do sol nas cores primárias, formando assim o halo solar de forma semelhante ao que ocorre com o arco-íris.
Assim como acontece no sol, ao redor da lua também pode surgir o halo. A formação de um halo lunar ocorre da mesma forma que o solar, porém, a visualização das cores escuras é mais difícil, sendo possível observar melhor apenas as cores mais claras.
Alem do Halo principal outro arco mais aberto pôde ser visto no céu. Em alguns websites a informação era que esse arco estava relacionado com nuvens iridescentes, mas se tratava mesmo de um segundo Halo Solar fragmentado.
Os Halos Solares como também os Lunares podem ser vistos em qualquer parte do planeta e em qualquer época do ano desde que acha a condições ideais para que isso ocorra.
Então lembre-se, se você ver algumas nuvens Cirrostratos no céu há grande probabilidade de podermos ver um halo solar.
Comments