Solstício de Inverno - 2018
Nessa quinta-feira, dia 21, exatamente as 07:07 h horário de Brasília, começa o inverno no hemisfério Sul, Hemisfério esse aonde se encontra o Brasil.
A estação é marcada por muito frio e temperaturas baixas nas regiões Sul, sudeste e centro oeste brasileiro, sendo a região Sul a mais afetada por essa estação, aonde podem ocorrer geadas e até neve.
Nas regiões mais próximas da linha do equador a estação é marcada por equilíbrio nas temperaturas e por um leve aumento nas chuvas.
A mudanças de estações do ano sempre é marcado por um evento astronômico, esse evento dá inicio a uma estação e fim a outra. No caso do inverno o evento astronômico que dá inicio a estação mais fria do ano é o Solstício de inverno.
Solstício de Inverno
O Solstício o corre quando o Sol atinge o sua máxima declinação em latitude em relação a linha do equador, no caso do Solstício de inverno essa declinação é em direção ao norte. No Solstício de verão que ocorre em Dezembro essa declinação é em direção ao Sul.
Na pratica, isso quer dizer, que nesse dia nós podemos ver o Sol nascer o mais afastado possível do ponto cardeal leste e se por o mais afastado possível do ponto cardeal Oeste. Alem de vermos o Sol transitar mais próximo do hemisfério Norte.
É na primeira noite de inverno que temos também a noite mais longa e o dia mais curto do ano. A distancia do Sol para os pontos cardeais ou para a Linha do equador no dia do Solstício é de 23°27', a partir dessa data, o Sol começa o seu caminho de volta ficando cada vez mais próximo da Linha do equador e dos pontos cardeais, Leste e Oeste.
Até que no equinócio de primavera o Sol se encontrará no ponto exato aonde a Linha do equador e a da eclíptica se encontram, marcando assim o fim do inverno e o inicio da primavera.
Nesse dia declinação do Sol em relação ao equador celeste é zero e podemos ver o Sol nascer e se por no exato local em que se encontram os pontos cardeais Leste e Oeste.
Por que ocorre as estações do ano?
O movimento de declinação do Sol durante as estações é um movimento aparente, pois o Sol, não se move no espaço de maneira perceptível a ponto de se notar esse movimento em um período e um ano.
O Sol se move em torno de nossa galaxia, e esse movimento leva em torno de 200 milhões de anos, e seria imperceptível em um período de um ano.
Esse movimento aparente de declinação (Norte/Sul-Sul/Norte) que o Sol faz no firmamento durante o ano, se dá devido a inclinação orbital da Terra.
A Terra tem o seu eixo de rotação 23.439 281 graus inclinado em relação ao eixo eixo do plano da eclíptica, essa inclinação faz com que hora o hemisfério Sul esteja com sua área mais voltada para o Sol (Verão no Sul), hora o hemisfério norte esteja com sua área mais voltada para o norte (Verão no Norte) e hora que ambas as áreas estejam de maneira igual voltada para o Sol (Primavera e Outono).
Se não houve-se a inclinação do eixo da Terra não existiriam as estações, e talvez a formação da vida.
Comments