Saturno e Mercúrio Coladinhos no céu
Além de Marte e Júpiter outra dupla de planetas que se destaca essa semana no céu da madrugada é Mercúrio e Saturno, os dois planetas podem ser visto mais próximo do horizonte perto do amanhecer.
Desde o final do ano passado Mercúrio aparece ao amanhecer, só que agora mais alto no céu e mais brilhante Mercúrio se torna alvo fácil no céu da alvorada, isso porque faz poucos dias que o planeta atingiu sua máxima elongação, período em que o planeta atinge sua maior distância angular do Sol.
É nesse período em que o planeta mais rápido de nosso céu pode ser visto movimentando-se mais lentamente diante do fundo estelar, depois que atinge sua máxima elongação o planeta começa a fazer o cominho retrógrado no céu e dia após dia podemos vê-lo se aproximar mais do horizonte, até que seja engolido pela claridade do alvorecer.
Até isso acontecer teremos mais algumas semanas para observar o ligeiro planeta no céu do amanhecer, e nesse período Mercúrio nos presenteará com belos espetáculos como o dessa semana.
É nessa semana que o planeta Saturno “outro planeta que retornou ao céu do amanhecer”, encontra Mercúrio no céu em outra Superconjunção planetária.
Saturno retornou ao céu do amanhecer no começo desse ano, depois de passar pela conjunção Superior. Isso ocorre quando o planeta em sua trajetória em torno do Sol se encontra do lado oposto ao da Terra, ficando assim o Sol entre os dois planetas, é nesse período em que o planeta fica inacessível aos observadores pois a claridade do Sol como o próprio Sol impede sua observação.
Só depois que o planeta passa por esse período e se distancia mais de nossa estrela é que começamos o vê-lo novamente em nosso céu, ao amanhecer. Isso acontece não só com Saturno mais com todos os planetas e astros de nosso Sistema Solar, além de outros objetos celeste.
Entre os planetas, só Mercúrio e Vênus que além da conjunção superior podem se encontrar na conjunção inferior, que é quando os dois planetas se encontram entre o Sol e a Terra.
Nessa volta ao céu do amanhecer Saturno pode ser visto cada vez mais afastado do horizonte leste, e nessa semana o planeta já aparece mais brilhante, também nessa semana podemos observá-lo cada vez mais próximo de Mercúrio.
Os dois planetas se aproximam rapidamente, isso por que no momento os dois planetas se movimentam em sentido opostos, enquanto um está vindo o outro está indo.
O encontro entre os dois astros acontece na madrugada do dia 13, é quando Mercúrio e Saturno atingem a menor distância entre eles, menos de 0,5º. O melhor horário é próximo do amanhecer perto das 5:30 h (HBV).
Depois os dois planetas voltam a se distanciar tão rápido quanto se aproximaram.
Mas atenção como os dois astros estão muito próximo do horizonte a janela de observação é muito curto pois em seguida o céu já começa a clarear e os dois astros são ofuscado pela claridade do alvorecer.
Comments