top of page

Recomendado para você

#S1 - Um Super encontro planetário acontece nessa semana

É no domingo dia 7 em que o corre o tão aguardado encontro entre Marte e Júpiter. Os dois planetas vem se aproximando já a alguns meses, agora nessa semana podemos vê os dois astros passarem bem perto um do outro.

Os dois planetas podem ser vistos juntos no céu na madrugada de domingo dia 7 após as 3:30 h. por volta das 5:30 h os dois planetas já estarão a uma altura boa para a observação.

Os dois astros se cruzaram no céu a apenas 11 minutos e 58 segundos de arco de distancia (0,2°), um super encontro como esses não se vê todos os dias ou todas as noites.

Para se ter uma ideia o diâmetro médio aparente da lua em sua fase cheia é de 30 minutos de arco, assim os dois planetas poderão ser vistos juntos no mesmo campo de visão de um telescópio, algo que não se pode fazer em outras conjunções em que a distancia entre os astros é muito maior.

Encontro tão próximos entre os dois planetas não são muito comuns assim, mas nesses próximos anos poderemos ver uma sequencia de belas conjunções entre esses astros tão imponentes de nosso céu.

Nessa ilustração a linha vermelha representa o diâmetro aparente da Lua em sua fase cheia, podemos ver que no dia da máxima aproximação dos dois planetas Marte e Júpiter estarão a uma distancia menor que o raio aparente da Lua.

Mas é só em 2024 em que os dois planetas chegarão a uma distancia tão próximas quanto a dessa semana. A aparente aproximação de Marte e Júpiter no céu não condis com a real distancia dos dois astros no Sistema Solar.

Marte o quarto planeta do Sistema Solar também é o planeta que mais se aproxima da terra em suas oposições, a de 2018 ocorrerá em julho e será a menor distancia entre a Terra e Marte das ultimas décadas.

Atualmente o planeta se encontra a uma distancia de 284 milhões de quilômetros da Terra, já Júpiter o quinto e maior planeta do Sistema Solar se encontra atualmente a uma distancia de 878 milhões de quilômetros de nosso planeta.

Júpiter é um dos alvos preferidos dos astrônomos como dos astrofotógrafos também, pela riquezas em detalhes de sua atmosfera, o planeta é acessível aos observadores quase o ano inteiro.

Já o planeta Marte leva em média dois anos para se aproximar da Terra, é nos meses anteriores e nos meses posteriores a sua oposição em que podemos observar melhor os detalhes de sua superfície, nos outros meses do ano vemos Marte apenas como um pequeno ponto brilhante no céu.

Esses dois astros são muito importante no mundo da astronomia, tanto um quanto o outro são constantemente estudados, na astronomia amadora eles são os alvos preferidos de seus telescópios.

Agora nessa semana teremos a oportunidade "rara" de vê-los juntos no céu e observa-los ao mesmo tempo através do mesmo campo de visão de um telescópio.

Muitos astrofotógrafos esperam ansiosamente por esse dia, já que os dois planetas são muitos ricos em detalhes e pelo o fato de o encontro acontecer em um certa altura do horizonte longe do claria do alvorecer, favorecendo muito a fotografia dos planetas.

Mesmo assim o planeta gigante deve nos dar mais detalhes em seu disco do que o planeta ver melhor, já que Marte ainda está muito distante de nós e é visto apenas como um bolinha avermelhada.

Belas imagens deverão sair desse espetacular encontro, mas se você não tem nenhuma experiencia em astrofotografia e nem equipamentos para isso não desanime, pois a simples observação a pura vista com ou sem telescópio já é uma experiencia unica.

Os dois astros podem ser vistos no céu da madrugada já a partir das 3:00 h (HBV), mas é por volta das 4:30 em que podemos observa-los mais alto no céu, favorecendo assim a sua visualização.

A lua aparece mais acima um pouco mais distante dos dois astros e por esta em sua face minguante não deve atrapalhar a observação do espetáculo.

Os dois planetas podem ser vistos com uma certa facilidade até ás 5:30 h da manhã, depois disso o claria do dia começa atrapalhar a observação dos dois astros.

Quem não conseguir ver o evento nesse domingo pode continuar acompanhando a dupla nos próximos dias, pois ainda os verão bem próximos no céu. Depois disso só em 2020 para observar Marte e Júpiter juntos assim no céu.

 

Como vemos o ano mal começou e já podemos desfrutar de belos eventos celestes para observar, isso é só uma pequena amostra do que temos para 2018.

Acompanhe semanalmente as publicações em nossas redes sociais para não perder nenhum desses belos eventos

Comentarios


bottom of page