#S1 - A primeira e Maior Superlua do ano acontece nessa segunda feira
Nessa primeira semana de 2018 teremos dois espetacular eventos para observar. Uma Superlua e um super encontro entre Marte e Júpiter
A primeira lua cheia do ano coincide também com a primeira superlua do ano, além disso essa superlua é a mais próximas dos últimos anos.
Um fato interessante é que ocorrer uma Lua cheia no primeiro dia do ano, não é algo que acontece repetidamente, para se ter uma ideia a ultima lua cheia que aconteceu no primeiro dia do ano foi em 1999 e a próxima só será em 2037.
Isso acontece por que a Lua tem um clico de 19 anos, quer dizer, quando observamos a Lua em uma certa posição no céu nós só haveremos naquela mesma posição no mesmo dia e no mesmo mês só daqui a 19 anos.
Então quem observou o céu em um período maior que esse pode usar a Lua como referência para observações passadas, como um determinado evento em que a lua se encontrava na mesma posição a 19 anos astras.
Um outro fato que deixa a primeira Lua Cheia do ano mais interessante é que nesse dia teremos não só a primeira super lua do ano como também a mais próxima dos últimos anos.
Em 2016 foi dado que a Superlua daquele ano era então a maior superlua de todos os tempos, porem a tal distancia era geocêntrica e máxima aproximação ocorreu as 09:21 (HBV, agora em 2018 o perigeu acontece as 19:54 HBV sendo que a Lua já estará acima do horizonte depois dessa hora na maior parte do Brasil, a ultima vez que isso aconteceu foi em 1885.
Às exatas 19h54, horário de Brasília, acontece o perigeu, ponto da órbita lunar em que o satélite natural se encontra mais próximo de nosso planeta. Nesse momento, uma distância de 356,5 mil quilômetros estarão separando a Lua da superfície terrestre.
O ápice do espetáculo, porém, acontece 4,5 horas depois. É quando todo o lado claro da Lua estará refletindo a luz do Sol, fenômeno popularmente chamado de Lua Cheia. Nesse momento a lua estará um pouco mais longe, a 356,8 mil quilômetros da Terra. A combinação dos fatores, porém, que criam a superlua, quando o satélite aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal.
Apesar de essa ser uma das maiores superluas dos últimos tempos, nesse mês ainda teremos outro evento igual, a terceira superlua da sequencia (no mês de dezembro de 2017 tivemos a primeira).
Assim, tendo também a primeira lua azul do ano, "quando ocorrer duas luas cheias em um mesmo mês", a terceira Lua cheia promete ser um grande evento também, com a lua alcançando seu perigeu próximo da lua cheia.
Como observar a Superlua.
Para observar a superlua não é necessário nenhum instrumento óptico, como telescópios, lunetas ou binóculos. Apesar da observação através desses instrumentos ser muito interessante.
Apenas a pura vista já é possível tirar um bom proveito desse belo evento que se torna ainda mais incrível quando visto próximo ao horizonte, também é nesse período em que se pode fazer as melhores fotografias, usando a paisagem em volta para complementar a imagem.
As mais belas composições da Superlua são feitas quando a Lua está próxima do horizonte, pelo fato de a lua aparecer muito maior devido a ilusão óptica, nesse caso, somada com o perigeu da lua.
Aqui temos um link para aprender a fotografar a lua cheia, são dicas fáceis e rápidas que podem fazer toda a diferença para esse evento:
Como vemos o ano mal começou e já podemos desfrutar de belos eventos celestes para observar, isso é só uma pequena amostra do que temos para 2018.
Acompanhe semanalmente as publicações em nossas redes sociais para não perder nenhum desses belos eventos
Comments