top of page

Recomendado para você

Plutão em Oposição

Nessa semana o planeta-anão Plutão faz a sua maior aproximação com a Terra, é nessa semana também em que o maior astro do cinturão Kuiper passa por sua OPOCISÂO.

A distancia entre os dois planetas chegará a 32,582 UA e acontecerá nessa segunda-feira, apenas 3 dias antes de sua oposição que ocorre no dia 12

O ex-planeta está em uma de suas melhores épocas para a observação, isso por que o planeta-anão ainda se encontra relativamente próximo da Terra, quando comparado com o seu afélio. Outro motivo é a proximidade de Plutão com a estrela 50 Sgr.

 
 

Uma estrela de magnitude 5,57 que até pode ser vista a olho nu em condições excelentes do céu, mas é através de telescópios, lunetas e até binóculos que podemos observar-la com maior facilidade. Se você tem um bom telescópio é só apontar para a estrela que poderá observar Plutão ali nas suas redondezas.

O planeta encontrasse atualmente com uma magnitude de 14,20, ficando assim ao alcance de alguns telescópios da astronomia amadora.

O Planeta está em uma posição em sua órbita que favorece a sua observação.

Como sabemos o ex-planeta tem uma das órbitas mais excêntricas (0,24) e inclinadas (17,1°) de nosso Sistema Solar, é o maior objeto da região do Cinturão de Kuiper e o 10° mais massivo do sistema solar.

Plutão varia em distancia da Terra, de 49,31 UA em seu Afélio à 29,66 UA, em seu periélio, devido ao alto grau de excentricidade de sua órbita, além disso o seu periélio está localizado a mais de 8,0 UA de distancia do plano da eclíptica (1,2 bilhões de Km), Quando passa pelo seu periélio Plutão fica mais perto do Sol do que Netuno.

 
 

Plutão leva 248 anos para completar a sua órbita ao redor do Sol devido a sua incrível distancia de nosso astro-rei. A sua última passagem pelo periélio foi em 1989 e sua próxima passagem pelo seu afélio está prevista para 2113, assim atualmente o ex-planeta está se aproximando de sua distância orbital média, o que ainda é relativamente perto em relação ao seu afélio, isso favorece a sua observação através de telescópios amadores de maior abertura (acima de 200mm).

 

Uma curiosidade é que plutão está bem próximo de sua interseção orbital com a eclíptica, assim se existisse habitantes em Plutão no dia de sua oposição esses habitantes poderiam contemplar um belo transito do planeta Terra pela frente do disco Solar.

Comentarios


bottom of page