top of page

Recomendado para você

Os Planetas na Mira de nossos OlhOs

Com a Lua em sua fase crescente nessa semana os planetas ficam mais acessíveis para observação, com o céu escuro com a ausência da Lua, podemos observar mais detalhes em seus discos através do telescópios.

Nessa semana um pouco depois de o céu escurecer podemos observar uma brilhante estrela de cor amarelada aparecer acima do horizonte oposto ao que o Sol se pôs. Na verdade, o que parece uma estrela é o planeta Júpiter.

O maior planeta de nosso sistema solar está a poucas semanas de sua oposição, por isso o vemos muito mais brilhante que a alguns meses atrás. É nessa época em que podemos observar melhor os detalhes de seu disco através do telescópio, como as faixas equatoriais e a grande mancha.

Dependendo da potência de seu equipamento pode se observar o trânsito das sombras de suas quatro principais Luas Ganimendes, Calisto, Io e Europa, sobre o disco Jupiteriano.

Além de Júpiter outros dois planetas podem ser visto no céu do anoitecer no quadrante leste, é a dupla Marte e Saturno, que já algumas semanas aparecem juntos no céu.

Crédito da Imagem: Sebastian Voltmer

Ainda podemos ver os dois planetas próximos entre si, a menos de 10° de distância um do outro, mas essa distância não deve permanecer por muito tempo, enquanto vemos o planeta Saturno quase que estático no céu dia após dia, Marte é visto facilmente se deslocando entre as estrelas de oeste para leste, se distanciando cada vez mais de Saturno.

Aproveite a oportunidade para fazer belas imagens da dupla.

 

Se você madrugar observando o céu provavelmente não deixará de reparar em um pequeno ponto brilhante próximo do horizonte leste. Esse ponto é o único a resistir em ir em meio a claridade do alvorecer.

Esse ponto brilhante se trata de outro planeta, o pequeno e ligeiro planeta Mercúrio, que na próxima semana atingirá sua máxima elongação, período esse em que o planeta atinge sua maior distancia do horizonte e pode ser visto por muito mais tempo no céu

Nessa semana podemos observá-lo já alto no céu a uma distância de 22° do horizonte. O planeta é o único visível a olho nu nessa parte do céu, por volta das 5:30 h (HB) podemos ver os quatro planetas juntos no mesmo lado do céu. Júpiter a oeste próximo ao horizonte, Saturno e Marte no alto do céu e Mercúrio próximo ao horizonte leste.

Um novo alinhamento planetário estará se formando na madrugada nas próximas semanas.

Aguardem!!!

Comments


bottom of page