top of page

Recomendado para você

Nessa semana a Lua chega ao trio de planetas que transitam pela madrugada

Já nessa segunda podemos ver a Lua próxima do gigante planeta Júpiter, o planeta está a poucos dias de sua oposição, é nessa época em que podemos tirar o máximo proveito de sua observação através de instrumentos ópticos, como telescópios.

Podemos ver com mais facilidade detalhes de seu disco como as suas faixas equatoriais e sua grande mancha vermelha, além do trânsito da sombra de suas quatro principais Luas sobre o seu disco.

Nessa segunda a Lua encontrasse em sua fase cheia ainda, com 98% de sua superfície iluminada, assim, essa noite não é a melhor para observação tanto da Lua quanto do planeta através de telescópios, pois a claridade da Lua muito próxima do planeta atrapalha a sua observação impedindo a observação de maiores detalhes do planeta.

A observação de nosso satélite através de telescópios não é a das mais empolgantes nesse dia, pois na fase cheia não podemos ver o contraste entre sombra e Luz que faz realçar os contornos dos detalhes da superfície lunar, como crateras, rimaes, rupes, montanhas e tantos outros. Esse contraste é melhor nas fases próximas a Lua crescente e minguante.

Então nesse dia o jeito é contemplar a dupla a pura vista e aproveitar a aproximação dos dois astros para fazer belas imagens de campo amplo.

Podemos observar a Lua e Júpiter do começo da noite até o dia clarear já que ambos passam praticamente a madrugada inteira acima do horizonte.

 

Depois de passar por Júpiter nosso satélite chega a saturno

Saturno é outro planeta que recebe a visita de nossa Lua essa semana, podemos ver os dois astros juntos no céu entre os dias 4 e 5. Não será a menor aproximação entre os dois astros que veremos esse ano, mas, mesmo assim, podemos vê-los bem próximos no céu.

Saturno que também se aproxima de sua oposição aparece cada vez mais brilhante no céu e pode ser facilmente identificado nessa semana usando a Lua como referência.

Para aqueles que não tem muita intimidade com o céu, é só observar o astro mais brilhante próximo a Lua nesses dois dias.

Observar Saturno através de telescópios está cada vez mais interessante pois a aproximação com a Terra nos possibilita visualizar mais detalhes do planeta, como a divisão de cassini, além de sua maior lua titã.

A lua que nesses dias já estará com sua superfície menos iluminada nos dará a possibilidade de tirar um melhor proveito na observação do astro através de um telescópio, apesar de que para a astrofotografia do planeta ainda não ser um dos melhores dias para fazer suas imagens.

Podemos observar alguns detalhes na superfície da Lua nesses dois dias, para saber mais >>

 

O último planeta no caminho da Lua essa semana é Marte

Os dois astros podem ser vistos juntos no céu na madrugada do dia 6, entre os planetas que a Lua passa essa semana Marte é aquele em que nosso satélite é vista mais próxima no céu, VISTO AQUI DO BRASIL, a distância mínima entre os dois astros chega à 3°.

Os dois astros passam praticamente a madrugada inteira juntos no céu, podendo ser vistos apartir das 22:00 h (HB) até o alvorecer.

Apesar de ser o menor entre os planetas que a Lua visita essa semana, Marte é o segundo mais brilhante do céu, só perdendo para Júpiter, isso por que o planeta está cada vez mais próximo da Terra.

Alguns meses atrás o planeta não passava de um simples astro de brilho tênue e avermelhado, visto através de pequenos telescópios o planeta se assemelhava a uma estrela, e visto a olho nu podia-se confundir o planeta como qualquer outra estrela de brilho mediano em uma noite estrelada.

Agora o planeta já é visto mais brilhante que Saturno e observando o astro através de pequenos telescópios já podemos diferenciá-lo das estrelas ao seu redor, até é possível observar seu formato e ver alguns detalhes de sua superfície através do processo da astrofotografia.

Daqui a alguns meses o planeta chegará a sua oposição e se tornará tão brilhante quanto o planeta Júpiter e terá quase o mesmo tamanho aparente do gigante planeta visto através de instrumentos ópticos.

A Lua nesse dia estará a um dia de seu quarto minguante e muitos detalhes podem ser vistos em sua superfície como os Montes Piton e os Montes Pico, além das crateras Abulfeda e Curtius. Saiba Mais>>

Kommentare


bottom of page