Céu da Semana - Máxima aproximação entre Mercúrio e Saturno
A máxima aproximação entre Saturno e Mercúrio acontece nessa Terça-feira
Já à algumas semanas atrás viemos acompanhando Mercúrio e Saturno no céu ao anoitecer, a cada semana que passava os dois planetas aproximavam-se ainda mais um do outro e agora nessa terça-feira poderemos observar os dois planetas em sua máxima aproximação. A distância entre os dois planetas será de apenas 2°50” de arco.
A conjunção entre os dois astros pode ser vista logo após o Sol se pôr, conforme o céu for escurecendo os dois planetas vão aparecendo próximo de onde o Sol se pôs, Mercúrio aparece mais brilhante que seu companheiro, atualmente sua magnitude é de 0.71 enquanto que a de Saturno e de 0.50. Mercúrio aparece mais alto no céu e mais ao sul que Saturno
Por estarem muito próximos ao horizonte os dois planetas só podem ser vistos por poucas horas, por volta das 21:20h, horário de brasília os dois planetas já estarão abaixo do horizonte.
Apesar de a máxima aproximação entre os dois planetas acontecerem nessa terça, Mercúrio e Saturno podem ser vistos juntos até a próxima semana, aonde na quinta feira, dia 7, os dois astros voltam a se cruzar no céu, passando a apenas 1 grau um do outro.
Só que esse novo encontro acontece muito próximo do horizonte e poucos poderão ver.
Chuva de meteoros Orionídeos de Novembro
Nessa terça feira também, poderemos acompanhar a chuva de meteoros Orionídeos de Novembro, uma fraca chuva de meteoros que terá o seu pico um máximo de 3 meteoros hora.
Seu radiante fica na constelarão de Órion e a melhor hora para observar esse evento é por volta da 1:00h da madrugada, é quando a constelação de Órion já se encontra bem acima do horizonte.
Conjunção entre Marte e Spica
Além da chuva de meteoros Orionídeos de Novmebro também poderemos observar dois planetas na madrugada dessa semana.
Um deles é Marte que já marca a presença nesse lado do céu a algumas semanas, a cada dia o planeta se distancia cada vez mais do horizonte e já podemos observar-lo com certo destaque, o planeta está mais brilhante que nas outras semanas e nessa quarta-feria poderemos vê-lo na companhia de outro astro brilhante, a estrela Spica, a estrela mais brilhante da constelação de Virgem.
Os dois astros podem ser vistos juntos durante a semana toda mais é nessa quarta em que os dois chegam o mais próximos entre si, apenas 2°40” de arco.
Marte e Spica podem ser visto acima do horizonte depois das 4 horas da madrugada e vão ganhando altura conforme as horas vão se passando até serem ofuscados pela luz do alvorecer.
Outro planeta que podemos observar na madrugada é Júpiter que a partir dessa semana torna-se um alvo fácil para os observadores.
O planeta que semana passada fez uma espetacular conjunção com Vênus ainda estava muito próximo do Horizonte e só podia ser observado por quem tinha um horizonte bem limpo, livre de prédios e árvores que bloqueassem sua visualização.
Agora o astro pode ser visto mais alto no céu e um pouco mais longe da claridade do dia, a cada semana o planeta ficara mais alto e mais próximo de Marte, o encontro entre os dois planetas acontecerá no começo de 2018.
Commentaires