top of page

Recomendado para você

Mercúrio retorna ao céu Oriental

Nessa semana outro planeta se junta a Vênus no horizonte oeste, é o pequeno e rápido planeta Mercúrio.

No dia 28 os dois planetas estiveram a 1º de distância entre si, só que por estar muito baixo no horizonte esse encontro passou despercebido aos olhos de muitos, não que agora Mercúrio esteja mais alto no céu, pois tanto o pequeno planeta como Vênus nessa época do ano quando aparecem no quadrante oeste são vistos transitarem mais próximo do horizonte, movimentando-se mais horizontalmente do que Verticalmente.

No artigo “Vênus retorna ao céu do Anoitecer”, falamos um pouco sobre o porque desse movimento aparente dos planetas Vênus e Mercúrio nesse lado do Céu e nessa época do ano.

Por esse motivo tanto o planeta Mercúrio quanto o planeta Vênus ficam muito difíceis de observar nessa semana e nas próximas, somente quem tiver um horizonte muito limpo, livre de prédios, árvores ou montanhas poderá ver os dois astros nesse período.

Isso por que Mercúrio não poderá ser visto mais além do que os 10º de altura do horizonte estando a uma semana de sua máxima elongação, que ocorrerá no dia 15 desse mês.

 

A ENLONGAÇÃO; consiste na distância angular aparente de um planeta em relação ao Sol, isto é, o ângulo formado pelas direções Terra-Sol e Terra-planeta. Este valor é dado pelas diferenças de longitude celeste entre o Sol e o planeta. Se a elongação for nula, diz-se que o planeta está em conjunção com o Sol, se for de 180 º, diz-se que está em oposição e se for de 90 º, diz-se que está em quadratura.

 

É nessa semana também em que o astro chega ao ápice de sua observação estando brilhante numa altura boa escapando um pouco da claridade do Sol, mas é só essa semana, por que já na próxima semana o planeta começa a retroceder em sua órbita rapidamente e em poucos dias é engolido pela claridade do dia.

Já Vênus permanece brilhante e podemos observá-lo quase na mesma posição azimutal (horizontal) enquanto o planeta pode ser visto dia após dia mais ao norte, é só a partir de maio em que o planeta começa a ganhar altura rapidamente ficam mais ao acessível aos observadores.

Comments


bottom of page