top of page

Recomendado para você

Lua em conjunção com Júpiter

Na noite do dia 6, a Lua e Júpiter podem ser vistos juntos próximos ao horizonte leste, os dois planetas permaneceram anoite toda coladinhos no céu.

É nessa Terça feira que a Lua chega a Júpiter, aonde os dois astros poderão ser vistos nascerem juntos após as 22:30 h (HB) no quadrante leste.

Desta vez poderemos observar nossa Lua muito mais próximo de Júpiter do que da última vez em que os dois estiveram juntos no céu, entre os dias 7 e 8 de fevereiro.

A distância mínima entre os dois astros chegará à apenas 4º por volta das 5:00 h da madrugada do dia 7.

A lua estará com 70,3% de sua área iluminada, a dois dias de seu quarto minguante, o que deixa o céu a sua volta mais escuro do que quando nossa Lua está na fase cheia.

Tanto a observação do planeta como a astrofotografia do mesmo através de telescópio de certo modo é afetada quando a Lua aparece muito próxima ao astro, mas pôr a Lua não está em sua fase totalmente cheia o a interferência de seu brilho sobre o planeta é atenuado.

 

Júpiter

Quem aproveitar a noite para observar os dois astros na madrugada do dia 7 não pode deixar de observar o planeta com um telescópio a partir das 1:30 h, pois por essa hora a sombra da Lua de Júpiter “Io” pode ser visto projetada no disco do Planeta.

Até as 3:30 h poderemos acompanhar o trânsito da Sombra do satélite pelo disco do planeta, por volta das 2:25 h o satélite também se coloca sobre o disco do planeta transitando por sua frente até as 4:35 h.

Para os praticantes da astrofotografia esse evento é um prato cheio, mas se você quiser observar o trânsito da sombra da Lua “Io” pelo disco do planeta Júpiter é necessário um telescópio com abertura de no mínimo 180mm, o uso de barlow pode ajudar na observação.

Caso você não tenha um telescópio tão potente assim, ainda pode aproveitar a dança dos quatro maiores satélites de Júpiter durante o passar das horas.

 

Lua

Já nosso satélite com sua área 70,3% iluminada nos mostras algumas crateras interessantes para se observar próxima ao seu terminador:

Observar nosso satélite através de telescópios ou lunetas e até mesmo binóculos é sempre uma atividade interessante e empolgante devido a imensa variedade de objetos ao alcance de nossos olhos e sua superfície.

Aproveitem se o tempo deixar para observar esses dois gigantes de nosso céu seja com ou sem telescópio.

Comments


Termos de uso

bottom of page