top of page

Recomendado para você

Júpiter estará em Oposição essa Semana

No dia 8 ás 21:38 HBr, o planeta Júpiter estará em em oposição ao Sol, nesse dia poderemos ver o planeta nascer a leste enquanto o Sol se põem a oeste. A oposição de Júpiter acontece uma vez por ano, sendo uns dos eventos mais aguardado do ano é nessa época que podemos observar mais detalhes no planeta planeta, devido a sua proximidade com a Terra.

Mas o que é oposição?

Oposição é um termo utilizado em astronomia para designar a situação em que dois corpos celestes estão em posições opostas no céu, quando vistos da Terra. Assim, um planeta está em oposição quando a Terra está entre o Sol e a posição desse planeta projetada no plano da eclíptica.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Oposi%C3%A7%C3%A3o_(astronomia)

Dos três planetas externos visíveis a olho nu Júpiter é o primeiro a passar pela oposição esse ano, depois teremos Saturno e por último Marte. A oposição de Júpiter sempre é muito aguarda todos os anos, pois quando o planeta se encontra em oposição ou próximo ao evento, podemos ver mais detalhes em seu disco através dos telescópios.

Essa época é um prato cheio para a astrofotografia, as imagens saem mais detalhadas e é possível fazer boas imagens até com equipamentos mais simples.

Astrofotógrafo: Daniel Vítor.

Como já vimos anteriormente é no dia de sua oposição e nos meses próximo ao evento em que podemos ver o planeta mais próximo da Terra e assim observar mais detalhes em seu disco, mas para quem observar o planeta a pura vista não perceberá muita diferença, o máximo que podemos perceber é um leve aumento em seu brilho, quando comparado com meses anteriores.

Nesse dia 8, como nos próximos dias e semanas, podemos ver Júpiter acima do horizonte já no começo da noite, para isso devemos olhar na direção oposta ao do pôr do Sol, Júpiter aparecerá como uma brilhante “Estrela” de cor amarelada, o planeta será o astro mais brilhante nesse quadrante.

Não confunda Júpiter com Vênus

Vênus é outro astro brilhante que pode ser visto no começo da noite nessa época, apesar de os dois astros terem a mesma cor “amarelo” quando visto a olho nu, Vênus é muito mais brilhante que o planeta Júpiter.

Além disso enquanto o planeta Júpiter é visto no lado oposto ao do pôr do Sol, o planeta Vênus aparece no mesmo quadrante(Lado) que o Sol, bem próximo do ponto em que o Sol se Põem.

Então não tem como confundir, quando o sol se por olhe na direção do Por do Sol e a “estrela amarela” que você verá logo acima será Vênus enquanto Júpiter estará a sua costa.

No dia de sua oposição Júpiter chegará a uma distância de 658.201 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de o planeta ter uma órbita elíptica essa não é tão excêntrica, assim a variação entre o seu Afélio e Periélio é pequena, fazendo com que não se tenha oposições excepcionais durante os anos, como acontece no caso de Marte, por exemplo.

Mas quando observamos Júpiter em sua oposição ou próximo a ela e observamos o planeta quando esse se encontra próximo a sua conjunção Superior (quando o planeta se encontra oposto a Terra do outro lado do Sol), podemos notar a diferença em seu tamanho aparente através do telescópio, o planeta aparece muito menor e não conseguimos ver tantos detalhes sem seu disco como em na época em que o planeta está em oposição.

A diferença chega a quase de 250 milhões de quilômetros, para se ter uma ideia o diâmetro da órbita da Terra, é de 300 milhões de quilômetros.

Assim devemos aproveitar essa semana e os próximos meses para observar e fotografar bastante o planeta, pois a partir desse dia 9 o planeta se afastará cada vez mais da Terra e veremos o planeta menor diante de nossos telescópios e assim com menos detalhes.

Ocultação do Satélite Io

Quem observar Júpiter através de telescópios pode ver alguns minutos antes da hora exata da oposição o Satélite Io sendo ocultado pelo gigante planeta.

O interessante dessa ocultação é que como o planeta se encontra oposto ao Sol nesse dia o seu disco está 100% iluminado e o planeta está praticamente em alinhado com a Terra e o Sol, assim podemos ver o pequeno satélite desaparecer bem próximo do disco do planeta.

A belíssima foto de Damian Peach, vencedor do concurso do Royal Observatory Greenwhich e da Sky at Night Magazine

Em outras épocas os satélites ao serem ocultados acabam desaparecendo na sombra do planeta antes mesmo de entrarem atrás do disco do planeta.

O exato momento da ocultação do satélite ocorre às 21:03 HBr (00:03) UT e o reaparecimento acontece às 23:14 HBr (02:14) UT.

Aproveitem.

Se você tem um simples telescópio de 90 mm a 135mm e gostaria de fazer algumas imagens do planeta, mas não entende nada de astrofotografia, Veja esses tutorias sobre astrofotografia planetária.

Link

Astrofotografia planetária - processamento simples

Tutorial para processamento de imagens planetárias - Sharpcap,

Castrator, AS!2 e Registax

Tutorial, iCap 2 3, PIPP, Registax 6 1, for Jupiter, 9-6-14

Jupiter - NexImage 5 - RegiStax 6

Jupiter webcam 8" C8 telescope

Planeta Júpiter Visto ao Telescópio - II - 27/04/2017 (TL-007)

Teste 2 - Júpiter com Webcam Philips spc880nc

https://www.youtube.com/watch?v=erP1HsMzaO0

Como adaptar webcam logitech C270 para astrofotografia

Logitech Webcam C270 HD 720p - Desmontando e como a ajustar o foco - PT-BR

JÚPITER no Telescópio Refletor de 114mm / filmado com WebCam full HD - Logitech C270

https://www.youtube.com/watch?v=gyYtJLJXUps

Коментарі


bottom of page