Efemérides - 2018 - Semana 24
Aldebarã 1° ao sul da Lua
Dia 12 às 20:00h
A lua se despede nessa terça feira do alvorecer, mas antes podemos a vê-la bem próxima a estrela Aldebaran. A estrela que é a Alfa da Constelação de Touro, está começando sua jornada pelo céu do alvorecer essa semana. A um mês atrás ainda podíamos a ver ao anoitecer.
A Lua e Aldebaran estarão a apenas 1° de distancia entre si, e poderão ser vistos muito próximo do horizonte já com o céu clareando. Por esse motivo quem queira observar a dupla nessa manhã terá que ter um horizonte livre de obstáculos como prédios e montanhas alem de contar com a sorte de o céu está limpo no horizonte.
Lua Nova
Dia 13 à 10:00h
Nessa quarta-feira a Lua se encontra na sua fase nova, isso significa que nosso satélite está posicionado entre a Terra e o Sol. É quando a Lua passa entre a Terra e o Sol que acontece os Eclipse Solares, só que nem sempre o fenômeno ocorre, isso devido a inclinação da órbita Lunar, que faz hora a Lua passa à Norte e hora passa à Sul do Sol, é o que ocorrerá dessa vez
Mercúrio 4,5° ao norte da Lua
Dia 14 às 10:00h
Nessa quinta-feira em seu retorno ao céu do anoitecer A lua cruza com o pequeno planeta Mercúrio. A Lua estará em seu primeiro dia de vida nos mostrando apenas 1% de sua fase iluminada. O planeta mercúrio também está começando mais uma jornada pelo céu do crepúsculo, assim os dois astros ainda se encontram muito baixo no horizonte.
Para observar a dupla nessa quinta feira devemos olhar na direção oeste, logo após o pôr do Sol, pois é lá que os dois astros se encontrarão ainda com o céu claro. Aliás dois estarão muito próximo do horizonte, por isso é preciso um horizonte limpo para podermos observar o encontro.
Lua no perigeu
Dia 14 às 21:00h
Como sabemos, nessa quinta feira podemos observar um belo encontro ao anoitecer entre Lua e Mercúrio. Mas a quem possa estranhar o tamanho da Lua nesse dia, isso é divedo ao fato em que nosso satélite se encontra em seu perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita com a Terra. Nesse dia a Lua se encontra a cerca de 300.000 km de nosso planeta. Para se ter uma ideia no apogeu, ponto mais distante entre a Lua e a Terra, a distancia aumenta para 450.000 km.
A diferença é perceptível quando observamos a Lua nesses dias, podemos notar a diferencia em seu tamanho quando a observamos a pura vista ou mesmo com telescópios.
Vênus 2,5° ao norte da Lua
Dia 16 às 9:00h
Nesse sábado a Lua pode ser vista muito próxima de Vênus a distancia entre os dois astros será somente de 2,5°. No seu terceiro dia de vida a Lua é vista ainda muito baixa no horizonte e com apenas 7° de sua área iluminada. Já Vênus é inconfundível no céu, com um intenso brilho o planeta se destaca ao anoitecer. A dupla é vista no começo da noite e devem permanecer no céu até as 20:00 h.
Não deixe de registrar esse belo encontro.
Luz Cinérea
Dia 3 às 12:00h
A Lua está de volta ao céu do anoitecer e com ela sua luz cinérea, é nos últimos dias da semana em que poderemos apreciar melhor esse belo fenômeno. Como se sabe a Luz cinérea e a Luz do Sol refletida pela Terra na Lua, é por esse motivo que vemos a Lua em seus primeiros dias de vida com o seu lado escuro levemente iluminado. Esse é um dos fenômenos preferidos dos amantes da Lua para fotografia, quem nunca fotografou a Lua nesses dias só para registrar a Sua Luz cinérea? Além disso astrônomos usam a Luz cinérea como fonte de estudos, como por exemplo aprimorara o estudo sobre busca de vida fora da Terra através da espectroscopia.
Comments