top of page

Recomendado para você

Efemérides - 2018 - Semana 23

Mercúrio em conjunção superior

Dia 05 às 23:00h

Mercúrio em conjunção superior

Nessa terça-feira o planeta Mercúrio se encontra em conjunção superior, isso significa que o planeta estará oposto a Terra em relação ao Sol. Como o planeta se encontra "atras do Sol", a sua observação fica impossibilitada. Depois de passar pela sua conjunção superior o planeta se afasta cada vez mais do Sol e em poucas semanas podemos observa-lo transitando pelo céu do anoitecer.

 

Mercúrio no periélio

Dia 06 à 07:00h

Mercúrio no periélio

Nessa quarta-feira o planeta Mercúrio faz a sua maior aproximação com o Sol, o planeta passa pelo seu periélio as 07:00h da manhã do dia 06, chegando a uma distancia de de 46 milhões de km do Sol. Mercúrio é um dos planetas cuja sua órbita é a mais excêntrica.

Como essa semana o planeta se encontra em conjunção superior, não podemos observa-lo em sua máxima aproximação com o astro Rei.

 

Quarto Minguante

Dia 06 às 16:00h

Quarto Minguante

Na madrugada dessa quarta feira a Lua estará em seu quarto minguante, nesse dia podemos observar 50% de sua área iluminada, algumas crateras se destacam nesse dia <<Lua-Hoje>>.

Mas o fato curioso é que no dia de seu quarto minguante a Lua se encontra no exato ponto em que a Terra estará 4 horas mais tarde.

 

Netuno 2,5° ao norte da Lua

Dia 06 às 16:00h

Na madrugada dessa quarta-feira a Lua tem a companhia de Netuno, o planeta não pode ser visto a olho nu já que sua magnitude é de 7,89. O planeta ainda se aproxima de sua oposição e deve ficar mais brilhante ao longo dos próximos meses. Mesmo assim é possível observar o planeta com telescópios de abertura acima de 90mm. Nessa quarta a Lua pode ser um ótimo referencial para a localização do planeta apesar de sua luminosidade deixar o céu a sua volta mais claro.

 

Máxima atividade dos Arietídeos

Dia 07 - Alvorecer

Máxima atividade dos Arietídeos

Nessa quinta feira de madrugada teremos outra chuva de meteoros, os Arietídeos, apesar de não ser muito conhecida, nesse ano os Arietídeos atingirá uma taxa de 50 meteoros hora no dia de sua máxima atividade.

Seu radiante fica na constelação de Aries, a constelação aparece acima do horizonte após as 5:30h, hora essa em que a chuva de meteoros deve atingir sua máxima atividade. Por sua sua máxima atividade ser próxima do amanhecer a chuva de meteoros é classificada como diurna.

 

Netuno em quadratura

Dia 07 às 03:00h

Netuno em quadratura

Nessa quinta feria o planeta Netuno encontra-se em quadratura, isso significa que o planeta forma um angulo de 90° com o Sol quando visto da Terra. Nesse dia o planeta estará a 29,919 UA da Terra.

 

Vênus 4,5° ao sul de Pollux

Dia 08 às 05:00h

Nessa Sexta feira ao anoitecer podemos ver Venus próximo a estrela Pollux, a estrela é uma das maisbrilhante da constelação de Gêmeos, a constelação está deixando o céu do anoitecer e a partir do mêsque vem já não poderemos observar mais a constelação ao anoitecer. A estrela encontrasse a 4,5 graus do planeta nesse dia.

 

Urano 4,5° ao norte da Lua

Dia 10 às 03:00h

Nesse domingo a Lua pode ser vista próximo ao planeta Urano, o planeta encontrasse atualmente na área da constelação de Aries apesar de está mais próximo da estrela Torcularis, estrela essa pertencente a constelação de peixes. O planeta pode ser visto até com pequenas lunetas, por possuir uma magnitude de 5,86. Podemos usar a estrela para a localização do planeta já que está pode ser vista a olho nu. Nesse dia a Lua se encontra próxima ao planeta, a 4,5° de distancia, a Lua com apenas 15,4% de sua área iluminada não deve atrapalhar a observação de Urano.

 

コメント


bottom of page