Céu da Semana - É nessa semana a máxima atividade dos Geminídeos
Geminídeos a última grande chuva de meteoros do ano
É nessa semana que acontece a máxima atividade dos Geminídeos
Uma das chuvas mais intensas do ano acontece entre os dias 13 e 14. Os Geminídeos é a última chuva de meteoros de grande intensidade do ano, podendo ter em seu auge uma taxa de 120 meteoros hora, além disso nesse ano dois fatores aumentam a expectativa para esse grande evento.
O primeiro fator é que nesse ano no dia de sua máxima atividade que deve ocorrer na madrugada do dia 14, na quinta feria, a Lua estará em sua fase minguante, assim meteoros mais fracos poderão ser vistos com mais facilidade.
O segundo fator é que o corpo pai ou o astro que dá origem a chuva de meteoros, o asteroide 3200 Phaeton fará sua máxima aproximação com o nosso planeta apenas dois dias depois da máxima atividade da chuva, passando a 10,3 milhões de quilômetros da Terra, o asteroide não será um alvo fácil para os observadores pois sua magnitude atingirá apenas a 10,7 grandeza.
Os astrônomos não sabem dizer ao certo se a chuva de meteoros Geminídeos terá um aumento em sua atividade nesse ano pelo fato dessa passagem do asteroide 3200 Phaenton a apenas dois dias depois de sua atividade máxima, mas acreditam que nos próximos anos a chuva terá um aumento considerável.
Para observar os Geminídeos basta olhar na direção nordeste logo após as 23:00 h do dia 13, (horário de brasília considerando o horário de verão), é lá que se encontra a constelação de Gêmeos nesse horário, é na constelação de Gêmeos que fica o radiante da chuva de meteoros Geminídeos.
O auge da chuva está previsto para a madrugada do dia 14, entre as 2:00 h e as 4:00 h é aonde deve ser observado um maior número de meteoros.
Para observar a chuva não é necessário nenhum tipo de instrumento óptico, apenas uma simples cadeira (de praia de preferência) ou toalha, sente-se ou deite-se com a cadeira voltada para o radiante, aonde fica a constelação de Gêmeos, e curta o evento, é aconselhável escolher um local aonde se tenha uma maior visão do céu e aonde as luzes principalmente de postes e residências não atrapalhe sua visão.
Aglomero de astros ao amanhecer
Para quem madrugar observando a chuva de meteoros Geminídeos nessa quinta feira, poderá observar também um outro espetáculo em nosso céu, próximo do amanhecer, poderemos ver um aglomerado de astros brilhantes próximo ao horizonte leste, Lua Marte Júpiter e a estrela Spica são vistos bem próximos entre si nesse dia.
Spica a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, pode ser vista mais alto no céu a estrela tem uma colocação branco/azulado, um pouco mais abaixo poderemos ver Marte com um brilho um mais fraco que da estrela e uma coloração Vermelho/alaranjado, próximo ao horizonte vemos um ponto brilhante e de cor amarelado, esse é o famoso planeta Júpiter, que voltou ao céu do alvorecer já a algumas semanas.
A nossa Lua facilmente reconhecível pode ser visto entre Marte e Júpiter um pouco mais ao norte, fora do eixo Spica/Marte/Júpiter, a Lua estará nesse dia em sua fase minguante, e poderá ser vista com uma fina área de sua superfície iluminada, poderemos notar também sua Luz cinérea, que nada mais é que a luz do Sol refletida pela Terra na Lua, fazendo sua área escura ficar levemente iluminada.
Entre a Lua e Júpiter e um pouco mais próximo do horizonte poderemos observar também o asteroide Vesta, só que nesse caso o astro só poderá ser observado com o auxílio de um instrumentos ópticos já que sua magnitude atualmente gira em torno de 7,5.
Observar umas das chuvas de meteoros mais intensas e incríveis e tendo como pano de fundo uma conjunção como essa não é toda noite então aproveitem e boas observações.
Comentários