top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - Ultima semana do ano promete belos eventos para se observar!

Júpiter e Marte a poucas semanas da Superconjunção

Nessa semana continuamos de olho em Júpiter e Marte, os dois planetas que podem ser vistos no céu da madrugada estão cada vez mais próximos entre si e daqui a duas semanas os dois planetas se cruzarão no céu protagonizando umas das melhores conjunções de 2018.

Como já vimos no “Céu da semana” anteriores Júpiter e Marte estão a caminho de uma superconjunção no começo do próximo ano. Mas precisamente no dia 7 de janeiro de 2018 os dois planetas passaram a apenas 0°15” de distância um do outro. Só para ter uma ideia a Lua tem 0°30” de diâmetro aparente.

Os dois planetas estarão tão próximos entre si que facilmente poderão ser observado no mesmo campo de visão de um telescópio. Geralmente vemos muitas conjunções assim acontecerem entre Júpiter e Vênus, só que muitas dessas conjunções acontece muito próximo do horizonte se tornando inacessível a muitos observadores.

No entanto Marte e Júpiter dificilmente são vistos tão próximos no céu, mas nesses próximos anos acontecerá uma série de conjunções entre os dois planetas. Na qual em a de 2020 os dois planetas passaram ainda mais perto um do outro.

Antes do grande espetáculo que ocorrerá só daqui a duas semanas, poderemos ficar de olho na movimentação dos dois planetas durante as próximas noites, podemos perceber facilmente a aproximação entre os dois no céu.

Marte e Júpiter podem ser vistos acima do horizonte por volta das 3:30 da madrugada horário brasileiro de verão (HBV). mas é por volta das 5:30 h em que os dois planetas atinge uma melhor altura para sua observação.

 

Mercúrio de volta ao céu do alvorecer

Nessa semana, além de Marte e Júpiter outro planeta pode ser visto no céu da madrugada.

O pequeno mais ligeiro planeta Mercúrio pode ser visto um pouco mais próximo do horizonte do que a dupla Marte-Júpiter. O planeta aparece acima do horizonte já próximo do amanhecer por volta das 5:10 h (HBV), no lado leste.

Alguns minutos depois podemos observá-lo mais alto e brilhante no céu, mas junto vem a claridade do alvorecer que ofusca o seu brilho, impossibilitando a sua observação.

Assim temos uma janela muito curta para observa-lo, isso é muito comum na quando se trata de Mercúrio, sua proximidade com o Sol faz do planeta o mais difícil de ser observado.

Mas nessa semana o Mercúrio atinge sua máxima elongação, é nesse período em que podemos visualiza-lo com maior facilidade por atingir uma altura considerável no céu e por está mais brilhante.

Antes de deixar o céu da madrugada Mercúrio deve também protagonizar uma bela conjunção com Saturno.

O planeta está em sua conjunção superior, é quando o planeta está em oposição a Terra, do outro lado do Sol ou atrás dele por assim dizer.

Mas daqui a algumas semanas o planeta volta a aparecer no céu se juntando a Mercúrio Marte e Júpiter.

 

A Lua esta de volta ao céu do anotecer

Depois de passar pela sua fase nova a lua retorna ao céu do anoitecer, antes de nosso satélite atingir a sua fase cheia que deve ocorrer no dia primeiro de janeiro, aonde teremos a Segunda Superlua de uma sequência de três e a primeira e maior Superlua do ano, poderemos vê-la passar muito próxima a alguns astros.

Todos os dias poderemos observar a Lua próximo a uma estrela de brilho médio, por está em sua fase crescente seu brilho não deve dificultar a observação dessas estrelas próximo a lua, a observação através de telescópios é mais indicada.

Em alguns casos poderemos observar a Lua ocultar alguma dessas estrelas, mas é no dia 30 de dezembro em que ela chega a uma região com o maior número de estrelas.

Nesse dia poderemos observar nosso satélite bem no meio do aglomerado das Hyades, um famoso aglomero de estrelas que forma a cabeça da constelação de Touro.

Próximo ao aglomerado está também a estrela brilhante Aldebaran. Esta que representa um dos olhos de Touro pode ser visto a norte da Lua já a estrela Ain ou 74 Tau outra estrela brilhante que representa o outro olho de touro pode ser visto ao Sul da Lua.

Nesse dia logo no começo da noite poderemos ver a Lua entre os dois olhos de touro, é interessante a observação dessa região através de telescópios também apesar de a lua em sua fase quase cheia ofuscar a maior parte das estrelas do aglomerado.

E nessa época também, entre a fase minguante e a fase cheia em que podemos observar muitos detalhes em sua superfície, para isso precisamos de telescópios e um bom guia lunar, para saber e entender o que está se observando.

Na página em nosso site "Lua-hoje" você tem informações sobre o que observar na lua todos os dias e aprende um pouco sobre o que você está observando através de um bom conteúdo feito pelo observatório Lunar VAz Tolentino. Aproveitem.

Visite a pagina:

Comments


bottom of page