top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - Conjunção Tripla é o destaque da semana

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 20 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Conjunção Tripla ao Anoitecer

Nessa semana teremos um belo evento para observar, Mercúrio, Saturno e Lua se encontram no céu da noite de segunda-feira para formar uma bela conjunção tripla.

Eventos como esse são aguardados sempre com muita expectativa, pois não é todo dia que podemos ver três astros bem conhecidos de nosso Sistema Solar juntos assim no céu.

O evento pode ser facilmente observado, já que não é necessário nenhum instrumento óptico para a sua visualização, se preferir o observador pode levar uma câmera fotográfica afim de fazer o registro desse belo evento.

Geralmente, eventos como esse são os preferidos de astrofotógrafos para fazer suas belas imagens.

A lua em seu segundo dia de vida, pode ser vista com uma fina área de sua face iluminada, enquanto a sua outra face permanece levemente iluminada pela luz do Sol refletida pela Terra, esse fenômeno é conhecido por Luz Cinérea.

O ponto brilhante mais próximo à Lua é Saturno, o planeta está se despedindo do Céu do anoitecer e deve permanecer por mais duas semanas nesse lado do céu. antes disso o planeta deve cruzar com Mercúrio por duas vezes.

Próximo ao horizonte podemos ver outro ponto tão brilhante quanto Saturno esse ponto é Mercúrio que ainda está subindo em sua orbita e deve atingir sua máxima elongação essa semana.

Depois o planeta começa a retroceder no céu movimentando-se na mesma direção em que estrelas e Saturno.

Mercúrio, Saturno e Lua podem ser vistos logo depois do Sol se por, conforme o céu vai escurecendo os astros vão aparecendo, primeiro a Lua que é maior e mais brilhante, depois saturno que esta mais afastado do horizonte e assim da claridade do crepúsculo e por ultimo Mercúrio o mais próximo do Horizonte.

Pelo fato de os três astros estarem muito próximo ao horizonte o evento não deve ter uma duração muito longa, por volta das 21:00h horário de brasília, já não poderemos observar os três astros juntos no céu.

 

Máxima elongação de Mercúrio

Como já vimos é nessa semana em que Mercúrio atinge sua máxima elongação, é no dia 23 em que o planeta e o Sol podem ser visto em uma máxima separação angular,

É nesse período em que podemos observar Mercúrio melhor, pois o planeta localiza-se o mais afastado possível do horizonte fugindo da claridade do dia sendo assim visto mais brilhante e por mais tempo no céu.

Dessa vez o planeta atinge 22º de elongação e deve permanecer quase estático no céu por alguns dias, então depois o Mercúrio começa a retroceder no céu dirigindo-se em direção ao horizonte até ser ofuscado pela Luz do dia.

 

Lua e Netuno se encontram novamente

Depois de passar por Saturno e Mercúrio na segunda-feira a Lua continua sua jornada pelo nosso céu, cada dia mais alta e iluminada nosso satélite mostra uma nova area em sua superfície para observar.

A lua chega ao seu quarto crescente no dia 26, no domingo, é nesse primeiro quarto, em que podemos observar mais detalhes em sua superfície, pois o jogo de sombra e Luz nos evidenciam uma infinidades de estruturas em sua superfície.

É no domingo também em que a lua chega a Netuno, o planeta encontra-se atualmente na constelação de Aquários, próximo a estrela 73 Aqr.

A estrela tem uma magnitude de 3,2 e pode ser vista facilmente a olho nu, a estrela é um bom referencial para a localização do planeta já que os dois astros podem ser vistos juntos no mesmo campo de visão de um telescópio de 100mm.

Com uma magnitude próximo a 8º grandeza o planeta é facilmente visto através de pequenos telescópios, mais não crie muita expectativa, pois o planeta deve ser visto como uma pequena "estrelinha" em sua ocular.

Lua e Netuno não faram uma boa aproximação desta vez, mais será o mais próximo que poderemos observar nesse mês, aqui do Brasil. Em outros países essa aproximação poderá chegar a uma distância de 1.1º.

Chuva de Meteoros Alfa-Monocerotídeos

Essa é uma chuva de meteoros variável, assim não devemos ter grandes pretensões sobre sua atividade que atinge o seu máximo no dia 23.

A chuva tem seu radiante na constelação de Monoceros ou Unicórnio como também é conhecida, essa é uma fraca constelação localizada a leste de Órion, na costas do caçador se assim preferir.

A constelação aparece acima do horizonte por volta das 00:00h horário de brasília, apesar de a chuva de meteoros Alfa-Monocerotídeos não criar muito entusiasmo devemos ficar de olho no céu essa semana principalmente no começo dela, é que ainda é possível observar alguns Leonídeos mesmo alguns dias depois de seu pico.

Fiquem atentos as nossas redes sociais para informativo sobre os eventos da semana

Yorumlar


Termos de uso

bottom of page