top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - Mercúrio e Saturno fazem seu ultimo encontro no céu do anoitecer

Nessa semana Mercúrio e Saturno fazem seu segundo encontro no céu.

Semana passada pudemos observar os dois astros a 3 graus de distância entre si, na ocasião tanto Mercúrio quanto Saturno estavam alto no céu e ainda eram facilmente vistos.

Conjunção Mercúrio e Saturno

Agora, nesse dia 6 os dois planetas voltam a se encontrar, só que dessa vez, Mercúrio e Saturno estão muito baixos no céu, sendo vistos a 5 graus de altura do horizonte, apenas quem tiver um horizonte muito limpo conseguira observar esse belo espetáculo em nosso céu.

Mercúrio que anteriormente aparecia mais brilhante que saturno agora se encontra com um brilho mais fraco, já Saturno apresenta a mesma magnitude de semana passada se tornando-se assim mais brilhante que Mercúrio.

Dessa vez os dois astros passarão a apenas 1,4 graus de distância um do outro e poderão ser vistos bem próximo do local do pôr do Sol. Como os dois planetas estão muito próximos do Horizonte agora, a observação do evento terá um período muito curto.

Desde o momento em que o Sol se pôr até o céu ficar escuro o suficiente para a observação dos dois planetas, teremos uma janela de observação de apenas 15 minutos.

Então não se esqueça, para observar a dupla olhe em direção ao ponto em que o Sol se pôs por volta das 20:30h horário de brasília, considerando o horário de verão, ali bem próximo ao horizonte poderemos ver Mercúrio e Saturno se despedir de nós em seu último encontro no céu do anoitecer.

Lua e Regulus em conjunção

Além de Mercúrio e Saturno outros dois astros brilhantes podem ser visto juntos no céu essa semana, são Regulus e Lua, a estrela mais brilhante da constelação de Leão e o nosso satélite que está próximo de seu periélio podem ser vistos juntos na madrugada do dia 9 , sábado.

Aqui no Brasil os dois astros poderão ser vistos a 3,4 graus de distância entre si, enquanto em países da Ásia essa distância será de apenas 0,6 graus. Alguns países dessa região poderão observar a Lua ocultar a estrela.

Lua e Regulus poderão ser vistos acima do horizonte leste por volta da 1 hora da madrugada do dia 8.

Duas pequenas chuvas de meteoros tem sua máxima atividade essa semana

Nos dias 7 e 8 teremos duas pequenas e não tão conhecidas chuvas de meteoros em sua máxima atividade, os Pupídeos-Velídeos e os Monocerotídeos.

Chuvas de meteorosDuas pequenas chuvas de meteoros tem sua máxima atividade essa semana +

Os Monocerotídoes acontece na madrugada do dia 8 na sexta feira aonde poderemos observar em seu auge um máximo de 2 meteoros hora. Seu radiante fica na constelação de Monocerotes ou Unicórnio, uma fraca constelação a leste de Órion. A melhor hora para observar o evento é por volta das 22:00h, isso por que por volta da meia-noite a lua aparece no céu tornando a observação dos meteoros mais difícil.

Já os Pupídeos-Velídeos acontece um dia antes na madrugada de quinta feria, essa chuva de meteoros é um pouco mais intensa que a dos Monocerotídeos sendo possível observar em seu auge um máximo de 10 meteoros hora. Seu radiante fica na constelação de Vela, uma constelação localizada no hemisfério Sul celeste próximo a brilhante estrela Canopus e a famosa constelação de Cão Maior, a melhor hora para observar a chuva de meteoros é por volta das 21:00 h, assim poderá se observar os meteoros mais fracos já que mais tarde a Lua aparece e ofusca esses meteoros.

Além dessas duas, temos também essa semana, outras três chuvas de meteoros em atividades, mais que terão seu pico ainda ou já tiveram, são os Taurídeos do Norte que já teve seu pico no dia 12 de novembro mais que ainda está em atividade, os Deltas-Hidrídeas que atingiram seu auge no dia 11, próxima segunda e a famosa e Geminídeas que atingirá seu pico dia 14.

Sobre essas chuvas saberemos mais no próximo Céu da Semana.

Os horários de observação de ambos eventos levam em consideração o horário de verão brasileiro.

Boas observações!

Comments


bottom of page