Céu da Semana - Mercúrio visível ao anoitecer
Mercúrio volta a ser visível em nosso céu
Nessa semana podemos observar Mercúrio ao anoitecer, o planeta que voltou a aparecer em nosso céu semana passada agora se encontra mais afastado do horizonte.
Assim o planeta escapa da claridade do crepúsculo que antes o ofuscava, mesmo este já estando acima do horizonte.
Mercúrio é um dos planetas mais difícil de observar, devido a sua proximidade com o Sol, o planeta viaja a uma velocidade muito alta em sua órbita, tendo um período orbital de apenas 88 dias, assim o planeta faz rápidas passagens pelo nosso céu.
Outra particularidade do astro é sua órbita excêntrica e inclinada, Mercúrio é o planeta com a maior inclinação orbital, 7 graus. Só por comparação o planeta Vênus é o segundo planeta com maior inclinação orbital, tem apenas 3.39 graus de inclinação.
Essas características interferem na sua observação, dependendo da época do ano .
Nesta próxima passagem pelo nosso céu o planeta deve permanecer até começo de Dezembro e deve chegar a 18.11 graus de altitude do horizonte quando este estiver próximo a sua máxima elongação, é nesse peri odo que o astro pode ser observado com maior facilidade.
Para localizar Mercúrio no céu olhe na direção em que o Sol se pôs, é naquele ponto do céu que planeta deve aparecer. Conforme o céu escurece o planeta fica mais brilhante já que não tem a Luz do crepúsculo ofuscando seu brilho mas contrapartida o planeta fica mais próximo do horizonte dificultando sua observação.
Observar planetas como Mercúrio é interessante devido ao seu rápido movimento no firmamento. Podemos ver facilmente Mercúrio ultrapassar as estrelas dia após dia.
Conjunção Lua e Urano
Nessa segunda podemos observar mais uma conjunção entre nosso satélite natural e um planeta.
O planeta dessa vez é Netuno, os dois astros podem ser vistos juntos, alto no céu logo após o anoitecer e devem permanecer visíveis até as 3:30h da madrugada.
Netuno estará apenas 0,9 graus da Lua, com a Lua assim tão pertinho observar o último planeta de nosso sistema solar fica mais fácil, com pequenos telescópios de ate 70 mm poderemos observar os dois astros no mesmo campo de visão do telescópio.
A lua que já passou do quarto minguante mas ainda não atingiu sua fase cheia pode dificultar um pouco a localização e observação do planeta, mas isso vai depender do local de onde você observar, lugares com muita poluição luminosa dificultam a observação de objetos muito tênues ainda mais com a presença da Lua .
Para facilitar a sua localização use a estrela 73 Aqr, a estrela é mais brilhante que o planeta com uma magnitude de 3.70 ela se torna um bom referencial para sua localização.
Uma dica é observar o Evento no começo da noite, é quando poderemos ver Lua e Netuno mais próximos, isso por que a Lua já passou pelo planeta então a medida que a noite avança nosso satélite se afasta cada vez mais do planeta.
A Lua também pode ser vista ao lado da estrela Aldebarã nesse próximo domingo, aonde os dois astros formam outra bela conjunção. Estrela e Lua aparecem no céu por volta da 22 horas.
Comments