top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - Marte e Júpiter : A caminho de uma espetacular conjunção

Nessa semana ao observarmos o céu na madrugada próximo do amanhecer poderemos ver dois pontos brilhantes no céu perto do horizonte leste, o ponto brilhante mais fraco e de cor avermelhada é Marte, mais próximo do horizonte e mais brilhante de cor amarelado aparece Júpiter.

O planeta vermelho voltou a aparecer no céu da madrugada a alguns meses, com um brilho muito fraco Marte dificilmente era visto e passava facilmente despercebido diante do fundo estelar.

Agora mais alto no céu o planeta já aparece muito mais brilhante, isso devido a Marte não ser visto mais tão próximo do horizonte perto do amanhecer aonde a claridade do alvorecer atrapalhava um pouco a sua observação como também pelo fato de nesse período a Terra ter se aproximado ainda mais do Planeta vermelho.

A cada dois anos mais ou menos o nosso planeta e o planeta Marte aproxima-se um do outro, é nesse período também que o corre a tão conhecida oposição do planeta, um evento muito esperado por astrônomos e principalmente astrofotógrafos do mundo todo.

Pois é nesse período em que podemos ver melhor os detalhes em sua superfície, favorecendo assim tanto a sua observação quanto a captura de imagens do planeta.

A oposição de Marte só ocorrerá em 2018 no final do mês de julho e promete ser a melhor de todos os tempos, já que nesse ano planeta fará sua maior aproximação com o nosso planeta dentre as últimas décadas.

Mas até lá muitos outros eventos aconteceram, entre eles a conjunção espetacular que ocorrerá entre Marte e Júpiter no comecinho de 2018.

Nessas próximas semanas poderemos observar essa aproximação entre os dois astros no céu da madrugada, é fácil perceber como os dois planetas se aproximam no céu noite após noite, principalmente quando observamos os seus respectivos movimentos em relação ao fundo estelar.

Tanto Marte quanto Júpiter movimentam-se no céu de oeste para leste, enquanto as estrelas são vistas noite a noite avançarem céu a dentro de leste para oeste.

As estrelas avançam em média 1 grau por noite, enquanto nesse momento Marte avançá 0,36 graus e Júpiter 0,11 graus em direções opostas. A distância entre os dois planetas no momento é de 8 graus e em uma semana essa diferençá cairá para 5 graus.

Assim é fácil perceber o quanto Marte se aproxima rapidamente de Júpiter. Também nessa semana poderemos observar o movimento aparente de Júpiter diante do fundo estelar observando a sua passagem próximo a estrela mais brilhante da constelação de Libra (Balança), conhecida como Alfa Librae ou também Zubenelgenubi a estrela tem uma magnitude de 2.75 e é facilmente vista a olho nu.

Aproveitem para observar essa passagem noite a noite através de um telescópio.

Netuno se aproxima novamente da estrela 73 Aqr

Nessa semana outro planeta poderá ser visto próximo a uma estrela brilhante, é Netuno. O planeta volta a se aproximar da estrela 73 Aqr da constelação de Aquário, uma estrela de magnitude 3.70 que pode ser vista a olho nu.

A estrela é um bom referencial para a localização do planeta já que este só pode ser visto através de telescópios ou lunetas devido a seu baixo brilho.

Observando a estrelas através de um telescópio poderá ver o planeta no mesmo campo de visão que está, facilitando assim a localização do planeta já que a distância entre os dois astros é de apenas 0,30 graus.

Boa semana para a observação dos asteroides Massália e Flora

Outra as duas estrelas servem de referência para a observação de objetos tênues em no céu essa semana

As estrelas em questão são:

123 Tau - Através dela poderemos localizar facilmente o asteroide Massália, enquanto a estrela é facilmente vista a olho nu devida a sua magnitude de 2.95 o asteroide só pode ser visto com a ajuda de instrumentos ópticos como pequenos telescópios ou lunetas, devida seu fraco brilho, sua magnitude atual é de 8,60. O asteroide se encontra na constelação de Touro.

 

43 Gem - Apesar de ter um brilho muito mais, fraco com uma magnitude de apenas 4,00 a estrela ainda pode ser vista a olho nu, como a estrela faz parte do desenho da constelação de Gêmeos sua localização é torna-se mais fácil. Através da estrela podemos localizar o asteroide flora já que este se encontra muito próximo a estrela, a apenas 0,50 graus desta, podemos ser visto no mesmo campo de visão de um telescópio. Sua magnitude é de 8,46, o asteroide está próximo de sua oposição devendo assim ficar mais brilhante nas próximas semanas.

 

Fiquem atentos as nossas redes sociais e boas festas.

Komentarze


bottom of page