Céu da Semana - De olho no céu nesse final de semana
Mercúrio cruza com antares ao anoitecer
Nessa semana continuamos acompanhando Mercúrio ao noitecer e essa semana o pequeno planeta ganha a companhia da estrela Antares, os dois podem serem vistos bem próximos no céu no final de semana.
Os dois astros podem serem vistos juntos no céu durante a semana toda mais é no dia 12, no domingo em que podemos ver os dois fazerem a máxima aproximação entre si.
É fácil notar como o planeta mais próximo do Sol movimenta-se rápido pelo céu, o planeta continua se distanciando do horizonte até as próximas semanas quando este atinge sua máxima elongação.
Então o planeta começa a retroceder em sua trqajetória e podemos observar o planeta fazer o mesmo caminho que as estrelas fazem no céu, no sentido de leste-oeste.
Marte começa a se destacar no céu ao amanhecer
Além de Mercúrio outro pequeno planeta começa a ganhar nossa atenção a partir dessa semana, é Marte, o planeta que nesse momento aparece com um certo destaque no céu ao amanhecer está começando sua nova jornada em nosso céu. Em 2018 o planeta fará sua maior aproximação com o nosso planeta dos últimos 30 anos.
A cada semana podemos observar Marte um pouco mais brilhante e mais distante do horizonte. Como Mercúrio podemos observar Marte se deslocar rapidamente no céu em relação as estrelas.
Nessa semana podemos perceber esse movimento de Marte em relação a estrela Porrima da constelação de Virgem, note como os dois astros se movimentam no céu essa semana.
A Terra está se aproximando novamente de Marte, e a cada semana podemos notar essa aproximação, percebendo o aumento no seu brilho e o distanciamento do planeta em relação ao horizonte, isso é facilmente percebido a olho nu.
Já através do telescópio notamos a evolução de seu tamanho e suas fases, isso mesmo fases, Marte tem fases parecidas com a da Lua isso devido a sua posição em relação a Terra.
Como a órbita de Marte é muito próxima a da Terra podemos notar parte de seu disco imerso na escuridão em determinadas época do ano. Geralmente vemos o disco do planeta por completo quando Marte está próximo da sua oposição ou próximo a sua conjunção superior, e vemos seu disco parcialmente na sombra quando estes esta próximo a sua quadratura..
Para observar Marte olhe na direção leste, o planeta aparece acima do horizonte já por volta das 5:OOh da madrugada e pode ser visto até próximo do alvorecer. Marte aparece como uma pequena “estrela” de cor avermelhada, abaixo poderemos observar Spica uma estrela de cor Azulada da constelação de Virgem.
Marte reina no céu do amanhecer essa semana por ser o único planeta facilmente visível nesse lado do céu, mas Júpiter e Vênus roubam a cena com uma espetacular conjunção nesse Final de semana .
Superencontro planetario
Na madrugada do dia 13 acontece uma Superconjunção, se assim podemos dizer entre dois dos planetas mais brilhantes de nosso céu, Júpiter e Vênus.
Os dois planetas podem serem vistos nesse dia muito próximos entre si.
Vênus, que está se despedindo do céu do alvorecer e Júpiter que está começando uma nova jornada se cruzam no céu, os dois planetas passaram a apenas O,30º graus de distância entre si.
Conjunções entre os dois planetas sempre são muito esperadas, nos últimos anos podemos acompanhar vários encontro entre esses dois astros, como em meados de 2015 quando esses dois planetas protagonizarão um conjunção parecida com o dessa semana.
Na ocasião os dois astros se encontravam no quadrante oeste ao anoitecer, e estavam bem alto no céu, podendo ser facilmente vistos.
Só que dessa vez o encontro acontece a apenas 5 graus de distância do horizonte com um céu bem claro, tornando o espetáculo quase inobservável.
Mas quem tiver a sorte de ter um horizonte bem limpo, livre de qualquer obstáculo que atrapalhe sua observação, poderá contemplar esse espetacular evento em nosso céu.
Lua tem a companhia de Regulus nessa semana
A Lua essa semana tem a companhia de uma estrela conhecida de nosso céu, a famosa e brilhante estrela Regulus da constelação de Leão, os dois astros podem serem vistos juntos no céu no dia 11, por volta das 3 horas da madrugada.
,
Fraca chuva de meteoros é previa para a Leonideas
Nesse final de semana também, teremos uma fraca chuva de meteoros para observar, é a Taurideos Boreais ou Taurideos do Norte.
Essa é uma fraca chuva de meteoros que deve ter no máximo uma taxa de 5 meteoros hora. A chuva tem seu radiante na constelação de Touro próximo ao famoso aglomerado de estrelas das Plêiades, o pico da chuva acontece na madrugada de Domingo.
Mas a chuva é uma previa para a famosa chuva de meteoros Leonideas já que estamos a uma semana de sua máxima atividade. Como estamos próximo do pico das Leonideas que acontece no dia 17 poderemos ver umas ou outras riscando o céu nessa semana ao observar a chuva de meteoros Taurideas do Norte.
Como vimos, a semana está recheadas de belos eventos para observar, tem para todos o gosto, e estão concentrado tudo no final dessa semana, então se organize para não perder nenhum.
Comments