top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - Muitos eventos movimentam a semana

Chuva de Meteoros Leonis-Minoriodeos

Já nessa madrugada de segunda para terça teremos mais uma fraca chuva de meteoros, a Leonis-Minoriodeos.

Seu radiante fica na constelação de Leão Menor uma pequena constelação ao norte de Leão, a chuva de meteoros não é muito expressiva, é classificada como uma chuva de meteoros fraca. No seu auge poderemos observar 2 meteoros hora. Conjunção Lua e Saturno

Já na terça e Quarta-Feira, pelo lado do anoitecer poderemos observar uma linda conjunção entre Lua e Saturno, os dois astros poderão ser vistos juntos no céu logo após o céu escurecer. Saturno aparece como um ponto luminoso de cor vermelho-alaranjado à esquerda "Sul" da Lua. Um pouco mais próximo do horizonte e mais à esquerda poderemos observar outro astro de cor alaranjada e com quase o mesmo brilho de Saturno, é a famosa estrela Antares, estrela Alfa da constelação de Escorpião. A estrela muitas vezes é confundida pelos menos experientes com o planeta quando observada a olho nu. Lua e Saturno poderão ser visto até as 23 horas depois os dois astros já estarão abaixo do horizonte Oeste. Mercúrio volta ao céu do anoitecer Outro astro que se destaca nessa semana no mesmo lado do céu, é o pequeno e veloz planeta Mercúrio, o planeta volta a nos prestigiar com mais um belo transito pelo nosso céu. Como o planeta ainda está muito próximo do horizonte sua observação se torna uma tarefa árdua, mas ao longo da semana o planeta já se encontra a uma altura considerável do horizonte fugindo assim da claridade do crepúsculo e se tornando mais fácil de ser observado. Note dia a dia como o planeta se desloca rápido pelo nosso céu em comparação as estrelas a sua volta. Asteroide Pallas em Oposição Nessa semana também os asteroides voltam a ser o alvo de nossas observações, pois uns dos asteroides mais conhecidos do céu estará em oposição essa semana. Pallas é um dos asteroides mais observados e fotografados por astrônomos do mundo todo, é nessa época do ano, em que o asteroide está em sua oposição que a atenção volta toda para ele. O asteroide estará em oposição com a Terra no sábado dia 28, assim nessa semana o asteroide estará com uma magnitude perto de 8.16 se tornando alvo fácil para pequenos telescópios. Atualmente o asteroide se encontra na constelação de Eridano uma constelação vizinha a constelações de Orion e Touro. Próximo a Pallas temos uma estrela de magnitude 4, estrelas dessa magnitude são facilmente vistas a olho nu e facilitam a localização de astros mais tênues que só podem ser vistos com o auxílio do telescópio. Encontre a estrela e encontrara o Asteroide já que os dois astros estão tão próximos que podem ser visto no mesmo campo de visão do telescópio, a estrela é conhecida pelas designações t3 ERI - 11 ERI ou também por HIP 14146. A rápida passagem do cometa 96/machholz Entre o final da semana que passou e o começo dessa semana poderemos observar ou tentar observar uma rápida passagem do cometa 96/machholz. O cometa está nesse momento se aproximando de nosso planeta e também do Sol e por esse motivo que nessa semana ele atinge sua máxima magnitude 2.77.

Uma magnitude muito significativa para a observação de um cometa a olho nu, porém o Cometa 96/machholz tem um histórico de passagens muito próximo ao horizonte, e dessa vez não será diferente. O cometa fara seu percurso muito próximo ao horizonte leste isso dificultara sua observação, conforme os dias passam o cometa fica mais brilhante porém mais próximo ao Sol. Assim a Claridade do alvorecer pode dificultar e muito a sua observação, mas não custa nada tentar, pois cometas têm um histórico de serem muitos imprevisíveis.

Comments


bottom of page