top of page

Recomendado para você

Céu da Semana - A tão aguardada Leonídeas acontece nessa semana

O primeiro encontro acontece entre Lua e Marte podemos ver os dois juntos na madrugada de quarta-feria por volta das 5:00 h, próximo aos dois poderemos observar também uma brilhante estrela azul, é a famosa Spica, estrela alfa da constelação de virgem.

Um dia depois de passar por Marte, na madrugada de Quinta-feira a Lua tem mais uma campainha no céu, dessa vez a companhia não e tão brilhante quanto Marte e só pode ser vista através de telescópios, é o conhecido asteroide Vesta.

Boa parte do Brasil poderá observar a Lua ocultar o asteroide, só algumas cidades mais ao sul não terão essa sorte, mas observarão os dois astros coladinhos no céu.

É uma oportunidade rara de observar um encontro tão interessante em nosso céu, os dois astros podem ser vistos alto no céu por volta das 5:00 h, com o passar dos minutos é possível observar a Lua passa pelo asteroide.

Mas a cereja do bolo essa semana é mesmo a grande chuva de meteoros Leonídeas, é na madrugada de sexta que teremos o pico da chuva de meteoros.

Mercúrio e Saturno cada dia mais próximos

Nessa semana ao olharmos o céu no anoitecer podemos observar dois astros bem brilhantes próximos entre si, um deles é Mercúrio que já a algumas semanas retornou ao quadrante oeste, o outro é Saturno, o planeta está chegando ao fim de sua jornada pelo no céu e a cada dia se aproxima um pouco mais do horizonte.

Mercúrio está cada vez mais alto no céu e deve atingir a sua máxima elongação na próxima, o planeta aparece agora com o mesmo brilho de Saturno, os dois podem ser vistos juntos praticamente a semana toda, a cada dia os dois planetas encurtam ainda mais esta distância.

O encontro entre os dois planetas só ocorrera semana que vem, no domingo a lua chega ao céu do anoitecer para completar o cenário.

É Nessa semana a chuva de Meteoros Leonídeas

As Leonídeas é umas das mais esperadas chuva de meteoros do ano, famosa por seus picos de explosões que acontecem em determinadas épocas “geralmente nos anos que sucedem a passagem do cometa”, a chuva ganhou destaque e admiração, seu último pico de explosão aconteceu em 2001, entre esses picos temos uma chuva de intensidade menor, mas nem por isso menos interessante.

A chuva tem como seu corpo pai o cometa 55P/ Temple-Tuttle que passa a cada 33 anos pela órbita da terra,deixando os seus detritos no caminho por onde nosso planeta passa todos os anos no dia 17 e 18 de novembro, a última passagem do cometa foi em 1997.

É na madrugada do dia 18 em que a chuva de meteoros atinge seu ápice, mas desde cedo já podemos observar algumas Leonídeas “riscando” o céu.

Nesse ano a chuva terá um máximo de 15 meteoros hora, mas isso é muito relativo as condições do céu do observador podem interferir na quantidade de meteoros observado.

Quanto maior for a poluição luminosa menos meteoros podem ser vistos, também a ausência de nuvens são determinantes para uma qualidade na observação de chuva de meteoros, esse ano o fato de a Lua está em sua fase nova no dia da chuva de meteoros ajuda na observação de meteoros mais fracos, pois estes são ofuscados pela claridade do luar.

Para observar a chuva de meteoros olhe na direção da constelação de Leão, pois é la que está seu radiante, a constelação aparece acima do horizonte já por volta das 3:00 h da madrugada no quadrante leste.

Vá para um local aonde se possa ter uma boa visão do céu leve uma cadeira de praia ou uma toalha para poder deitar e ver o céu por inteiro, dai e só relaxa e contemplar o espetáculo.

Fiquem atentos as nossas redes sociais para informativo sobre os eventos da semana

Comentarios


bottom of page