top of page

Recomendado para você

Boa Oportunidade para Observar Vesta

Nessa semana a posição do Asteroide em relação a astros mais brilhantes como o planeta Marte e as estrelas Sabik e HIP 83854 facilitam a sua localização no céu.

Quando falamos em observarmos o céu de madrugada logo pensamos nos planetas que por ali transitam já a algum tempo, mas a um outro astro que por ali está mais não o podemos ver tão facilmente quanto os planetas.

É o asteroide Vesta, o astro transita pelo céu da madrugada a alguns meses, mas por ter um brilho muito fraco só podemos observá-lo com o auxílio de instrumentos ópticos.

O asteroide se encontra atualmente com uma magnitude de 7,99 mas no dia de sua oposição que ocorrerá em 20 de junho o poderemos ver com uma magnitude de 5.33, é próximo a esses dias em que conseguimos observar o astro a olho nu em locais sem nenhuma poluição luminosa e com um céu em perfeitas condições de observação.

Nessa semana apesar de o asteroide não está tão brilhante ainda podemos vê-lo facilmente com o auxílio de pequenos telescópios, além de termos dois astros brilhante próximo ao asteroide, o que ajuda na sua localização, mesmo com telescópios simples que não dispõem de GPS ou qualquer outro sistema de procura.

Um dos astros brilhantes é Marte, o planeta passa nessa semana o mais próximo do asteroide, à aproximadamente 5 graus a sul de Vesta. Mesmo tendo Marte, um planeta brilhante como referência para a localização do asteroide a distância entre os dois astros ainda é muito grande, e para aqueles que não tem tanta intimidade com o céu, observá-lo com instrumentos ópticos pode não ser uma tarefa tão fácil assim.

Mas nossa segunda opção deve ajudar os menos experientes

Essa segunda opção é a estrela Sabik (35 Oph), a estrela tem uma magnitude de 2.45 e pode ser facilmente vista a olho nu, localizada na constelação de Ofiúco a estrela pode ser vista ao norte de Marte e nessa semana é a estrela mais brilhante próxima ao planeta.

O asteroide Vesta está muito mais próximo da estrela do que de Marte, a apenas 1 grau e meio do asteroide, se apontarmos um telescópio de 100mm de abertura para a estrela com uma ocular de grande distância focal (20-26mm) podemos observar o astro no mesmo campo de visão da estrela.

Use as estrelas próximas para a identificação correta do asteroide

Usando as estrelas que aparecem no mesmo campo de visão de Sabik podemos identificar sem erro o asteroide, isso pode parecer obvio mas muitas dessas estrelas tem magnitude parecida com o do astro e isso pode confundir os menos experientes.

Forme pequenos asterismos (desenhos) com as estrelas que aparece no mesmo campo de visão e salte de estrela para estrela com os olhos até chegar ao asteroide. Nem todos os telescópios podem enquadrar a estrela e o asteroide no mesmo campo de visão, fique atento a isso.

Cada circulo representa a área de observação de um telescópio, o circulo menor representa o diâmetro aparente da Lua em sua fase cheia.

O melhor dia para observar o asteroide nessa semana é os dias 25 e 26, nesses dois dias o asteroide estará posicionado entre Marte e a estrela Sabik, não confunda o asteroide com a estrela HIP 83854, a estrela é muito mais brilhante que o asteroide com uma magnitude de 5.95, a estrela pode ser vista com binóculos e também serve de referencial para a localização do asteroide já que esta está mais próxima deste do que Sabik.

Se tudo der certo o tempo ajudar e você conseguir localizar o asteroide, observe-o em um intervalo de algumas horas, você poderá notar o deslocamento de Vesta em relação as estrelas próximas a ele.

Em três horas de observação podemos notar um deslocamento considerável de vesta em relação as estrelas mais próximas

Comments


bottom of page