top of page

Recomendado para você

A natureza do J0045 + 41.

A galáxia de Andrômeda (M31) é uma estrutura galáctica similar à Via Láctea cerca de 2,5 milhões de anos-luz (AL) de casa.

Há algum tempo, em uma direção próxima a M31, uma fonte de raios-X foi detectada, a partir da qual uma contrapartida visual foi encontrada. Pensa-se que pertencia a Andrômeda. Catalogado como J0045 + 41, esses tipos de fontes geralmente são fornecidos por dois objetos em que se leva a massa do outro. Essa massa cai girando e auto-fundando, o que faz com que ele superaquece e emita raios X. Desta forma, pensou em um binário apertado no M31 vizinho.

Estudos posteriores mostraram que pelo menos um desses objetos era um buraco negro (AN) , que estava levando a questão dos seus bairros de seu objeto complementar.

As variações detectadas permitiram melhorar o modelo. Tudo indica que é um sistema binário de ANs supermassivos. À medida que esses sistemas nascem da fusão de duas galáxias, esse sistema deve estar além de Andromeda. A distância a este sistema binário de ANs é mil vezes maior do que o nosso vizinho, e teria uma separação estreita, não superior a um centésimo de AL. Para ter uma aidea, a estrela mais próxima do Sol (Next Cen) está em 4 AL; A nuvem Oort, nos confins do nosso Sistema Solar, é de aproximadamente 2 AL.

Este sistema apertado de ANs supermnasivos acabará colapsando em um único objeto com a geração usual de ondas gravitacionais. O tempo que vai passar até então pode passar de séculos a milhares de séculos, dependendo das massas envolvidas, que ainda não estão disponíveis.

Referência:​

CHANDRA PRESS ROOM, Gigante Black Hole Pair Photobombs Andromeda Galaxy. Para lançamento: 30 de novembro de 2017. http://chandra.harvard.edu/press/17_releases/press_113017.htm

Comments


bottom of page