top of page

Recomendado para você

A Lua retorna ao céu do anoitecer

Na sua volta ao céu do anoitecer nossa lua mostra a sua espetacular luz cinérea.

De quarta feira em diante poderemos ver nosso satélite aparecendo sobre o horizonte Oeste, noite a noite a Lua aparece cada vez mais alto e com sua face cada vez mais iluminada, até que em uma semana mais ou menos ela atingirá o seu quarto crescente.

Até lá uma outra parte da Lua nos chama a atenção principalmente nos primeiros dias de sua vida, é a face escura da Lua. Veja bem, face escura e não face oculta, que é a face que nunca se mostra para nós.

São nesses primeiros dias antes do quarto crescente como também nos últimos dias depois do quarto minguante em que vemos a área escura da Lua levemente iluminada. Quem já não reparou na Lua nesses dias e viu uma imagem como essa?

Essa luz tênue vista refletida pela face “escura da Lua” face essa que não está recebendo a Luz direta do Sol no momento, é chamada de Luz Cinérea, também conhecida em inglês como Earthshine.

Essa luz nada mais é que a Luz do Sol refletida pela Terra na Lua, assim podemos ver ao mesmo tempo duas fontes de Luz distintas refletidas pelo nosso satélite.

Esse fenômeno só pode ser melhor observado antes do quarto crescente e depois do quarto minguante, não que dias depois ou dias antes não possa ser visto também, mas nas fases sucessoras a fase do quarto crescente ou antecessoras a fase do quarto minguante a Luz cinérea é ofuscada pelo próprio brilho da Lua, ou seja, pela área iluminada diretamente pelo Sol.

Além disso a medida em que a Lua avança em sua órbita em torno do Sol faz com que ela receba cada vez menos luz refletida pela Terra. Isso devido ao ângulo em que os dois astros se encontram.

No quarto crescente a Lua encontra se em uma angulação de 90° em relação a Terra/Sol, fazendo que só uma pequena porção da Luz refletida pela Terra chegue até a Lua, depois disso a Lua se posiciona cada vez mais oposto a área iluminada da Terra não recebendo mais nenhuma luz refletida pelo nosso planeta. Essa são as fases antecessoras e sucessoras a fase cheia.

 

Você sabia que ?

Ao observar a luz cinérea, os astrônomos podem estudar as propriedades da radiação refletida pela Terra como se esta fosse um exoplaneta e procurar sinais de vida. A radiação refletida também se encontra altamente polarizada e o estudo desta polarização, assim como da intensidade das diferentes cores, permite testar de modo muito sensível a presença de vida.

Comments


bottom of page