Como Observar o Planeta Anão Ceres!
À algumas semanas o planeta anão Ceres passou por sua oposição, é nesses períodos em que o planeta encontra se próximo a sua oposição ou próximo ao seu periélio em que podemos observá-lo com maior facilidade.
Essa imagem foi registrada em maio de 2015, pela sonda Dawn.
Ceres é praticamente invisível quando observado a olho nu. Quando encontra-se em oposição e próximo ao periélio, pode atingir uma magnitude aparente máxima de +6,7.
Esse brilho é considerado muito fraco para ser observado a olho nu, mas sob condições excepcionais de observação Ceres pode ser encontrado sem o uso de equipamentos. Somente Vesta pode atingir uma magnitude similar e também, durante raras oposições próximas ao periélio, Pallas e Iris apresentam brilho semelhante.
O planeta anão está localizado no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, sendo o maior objeto celeste dessa região. O astro possui um formato arredondado e uma superfície escura cheia de crateras, mas nenhum desses detalhes podem ser vistos através de telescópios amadores.
Só com grandes telescópios que podemos observar algum detalhe em sua superfície, mas foi com a sonda DAWN lançada 2007 e que chegou ao planeta anão em 2015, em que pudemos ver as primeiras imagens em alta resolução do astros, inclusive um ponto brilhante no interior de uma cratera, que levantou varias especulações.
O planeta anão pode ser visto por volta da 00:00 h (HBV) próximo ao meridiano na constelação de Cãncer, com pequenos telescópios já é possível fazer sua observação.