Cometas e Asteroides
2018 - Setembro
Madrugada - 05:00 h
Dias 02 e 03
Dias 10 e 11
Dia 15
Acompanhe o cometa no Heavens Above
21P /Giacobini – Zinner
Saiba mais>>
Destaque
Setembro será o melhor mês para a observação do cometa 21P Giacobini-Zinner. para quem se localiza no hemisfério sul.
O cometa periódico ainda está se aproximando da Terra, e deve atingir o seu periélio no dia 10 desse mês. 21P está cada vez mais brilhante e já é visto na 7° magnitude, podendo ser observado até mesmo através de binóculos.
Nesse mês poderemos ver algumas conjunções interessantes entre o cometa entre alguns objetos celestes conhecidos. Um desses astros é a estrela Capella, o cometa poderá ser visto bem próximo da estrela mais brilhante da constelação de Cocheiro (Auriga) entre os dias 2 e 3. Depois, nos dias 10 e 11 o cometa passará bem próximo do aglomerado aberto M37, também em Cocheiro.
No dia 15 é a vez do aglomerado M35, que encontrasse na constelação de Gêmeos receber a visita do cometa e por fim, no dia 24 o 21P/Giacobini-Zinner, é visto junto a um plano de fundo espetacular, a nebulosa do Cone em Unicórnio.
Veja outros Cometas
Destaque
Enquanto uns vem outros se vão depois de fazer uma passagem modesta pelo céu do hemisfério Sul o cometa C/2016 M1 Panstarrs, via se distanciando de nosso planeta. O cometa já não se encontra mais no alcance dos mais simples instrumentos ópticos e agora é alvo apenas para os mais robustos equipamentos. O cometa encontrasse na constelação de Centauro relativamente próximo as estrelas Alfa e beta Centauri. Mas a estrela referencia ideal para a localização do cometa seria mesmo a estrela HIP70264, uma estrela de magnitude 4,76 que pode ser vista a olho nu em céu bem escuro que se encontra bem próxima do cometa.